Projeto visa otimizar posicionamento dos produtos para aumentar visibilidade e conversão, respeitando comportamento do consumidor e estratégias de vendas.
Em busca de fortalecer a conexão com seus clientes e proporcionar uma experiência de compra mais agradável, a Mondelēz Brasil apresentou a iniciativa Loja Perfeita, que visa garantir a disposição estratégica dos produtos para facilitar a visualização e impulsionar a conversão das marcas Lacta, Tang, Bis, Oreo, Trident e Club Social.
A Loja Perfeita monitora constantemente as avaliações positivas dos consumidores, buscando sempre aprimorar a experiência de compra e garantir a satisfação dos clientes com os produtos oferecidos. Através desse projeto inovador, a Mondelēz Brasil reforça seu compromisso em proporcionar um ambiente de compras agradável e eficiente para os amantes das marcas mais queridas do público brasileiro.
Implementação do Projeto Loja Perfeita
Para garantir que não haja falta de produto, a Mondelēz Brasil ajusta os espaços das marcas nas lojas com base na participação de mercado. Além disso, a empresa sempre busca posicionar exibições secundárias em zonas de grande fluxo de pessoas, como a entrada da loja e o corredor principal, e sugere ações de preços promocionais, levando em consideração o tipo de loja e o comportamento de compra. Juliana Bonamin, VP de vendas da Mondelēz Brasil, destaca a importância dessas estratégias.
Juliana Bonamin e o Latam Retail Show
Juliana Bonamin é uma das palestrantes confirmadas no Latam Retail Show, o principal evento de varejo B2B da América Latina, organizado pela Gouvêa Experience. O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial do evento.
Critérios da Loja Perfeita
Para determinar o que caracteriza uma loja perfeita, a Mondelēz utiliza critérios como sortimento recomendado de produtos, preço sugerido, planograma da categoria e ponto extra, levando em conta tanto a quantidade quanto a localização. Esses aspectos têm impacto direto nas vendas e na interação do consumidor com os produtos da empresa.
Resultados Positivos e Expansão do Projeto
Desde a implementação do projeto Loja Perfeita, a Mondelēz tem observado resultados positivos, além de aprendizados valiosos para a equipe de vendas e merchandising. Em 2024, mais de 6 mil lojas foram monitoradas e, em julho, 87% alcançaram uma classificação de 4 ou 5 estrelas. A nova fase do projeto, prevista para 2025, incluirá a base atendida indiretamente.
Integração Omnichannel e Estratégias de Marketing
A Mondelēz está focada em conectar as lojas online e offline, expandindo o conceito da loja perfeita para o ambiente digital. Com uma jornada de compra cada vez mais omnichannel e híbrida, a empresa busca oferecer experiências integradas que impulsionem o impacto de suas marcas e fortaleçam o relacionamento com os parceiros.
Projeto Lenses e Personalização do Estoque
Em 2023, a Mondelēz implementou o Projeto Lenses, que monitora as previsões de sell-out, considerando eventos sazonais e datas comemorativas. Esse monitoramento ajuda a prever o consumo futuro e oferecer um estoque personalizado para cada cliente, adaptado à sua capacidade de vendas específica. A empresa destaca a importância desse processo para expandir o alcance geográfico e otimizar custos logísticos.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo