Parceria entre MEC, Rede Federal e instituição privada oferece cursos de inteligência artificial, internet das coisas e empreendedorismo digital para 5 mil estudantes, focando em tecnologia da informação, atendendo necessidade do trabalho em um mundo tecnológico.
Com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalhadores, as instituições federais da Paraíba, do Ceará, do Maranhão, do Piauí e de Sergipe lançaram a linha de qualificação profissional para mulheres em tecnologia. A iniciativa visa a capacitar mulheres em áreas estratégicas da tecnologia e, com isso, aumentar a participação feminina na indústria de tecnologia. A expectativa é que cerca de 5 mil mulheres sejam atendidas em cursos de qualificação profissional até 2025.
A educação oferecida será focada em cursos de qualificação profissional em áreas como desenvolvimento de software, tecnologia, dados, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, educação em tecnologia e segurança da informação. A capacitação será feita com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e visa a equipar mulheres com habilidades e conhecimentos necessários para atuar em setores como tecnologia e profissional. Com essa ação, espera-se que mulheres sejam cada vez mais valorizadas e presentes em todos os setores da sociedade, proporcionando uma sociedade mais equilibrada e igualitária.
Oferta de Cursos em Tecnologia para Mulheres
A parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a multinacional Huawei vai oferecer cursos de tecnologia para as mulheres brasileiras. Além do interesse pela formação das mulheres em diversas áreas, o projeto busca atender à necessidade do mercado de trabalho e empregar recursos renovados na educação profissional e tecnológica.
Apoio para o Desenvolvimento das Mulheres
Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa ‘Mulheres para a Tecnologia Brasileira’ visa incluir mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como estudantes da Rede Federal, em cursos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), nuvem e empreendedorismo digital. Esses cursos são fruto de uma parceria anunciada em evento na quarta-feira, 11 de dezembro, em João Pessoa (PB).
A Formação das Mulheres pela Tecnologia
A formação das mulheres pela tecnologia visa empregar conhecimento adquirido na formação profissional, que será oferecido em modelo de bolsa-formação, e vinculada à permanência das estudantes no curso escolhido. O objetivo é promover a inclusão social, educacional e produtiva, além de incluir tecnologia na educação profissional e tecnológica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo