Edital de incentivo à economia criativa lança em março de 2025, buscando democratizar o acesso a recursos para as indústrias culturais.
📲 Não perca as atualizações do A10+ nos principais canais de mídia social: Instagram, Facebook e Twitter! No dia 28 de abril, artistas e produtores culturais do Piauí se reuniram, marcando o lançamento do Programa Rouanet Nordeste, uma iniciativa que visa fortalecer a política de nacionalização de recursos de incentivo a projetos culturais e promover a cultura local.
Este programa não só visa incentivar a produção cultural local, mas também buscar uma maior integração entre os projetos culturais da região com os demais projetos culturais do país. Com a implementação do Programa Rouanet Nordeste, os artistas e produtores culturais do Piauí terão acesso a uma plataforma mais ampla e inclusiva, possibilitando a arte e o entretenimento chegar a um público mais amplo e diversificado. O programa visa promover a cultura como um direito humano fundamental, garantindo a todos o acesso a experiências culturais de qualidade. Além disso, o Programa Rouanet Nordeste visa apoiar a diversidade cultural do país, fortalecendo o tecido cultural da região e tornando-a mais rica e expressiva.
Incentivando a Cultura: O Poder Transformador das Artes e do Entretenimento
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, revelou um investimento maciço de R$ 50 milhões, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor cultural e dos eventos na região. Esta ação visa capacitar os produtores culturais e artistas, garantindo que todos tenham acesso a essa política pública. A ideia é única, pois visa democratizar o acesso, proporcionando oportunidades para todos, independentemente da localização geográfica.
Essa política pública é fundamental, pois cumpre o que está explicitado na Constituição. O governo busca promover o acesso e incentivar as pessoas a contribuírem com 4% para as empresas e 6% para as pessoas físicas, proporcionando um retorno significativo. A economia criativa das indústrias culturais gera 3,11% do PIB, e essa lei visa aproveitar essa oportunidade, beneficiando todos, e não apenas alguns.
A ministra Margareth Menezes destacou que, pela primeira vez, há uma oportunidade de fazer política para as regiões que estavam sendo deixadas de fora. Isso é uma reparação histórica para que outras regiões e seus agentes culturais tenham oportunidade de acessar essa lei, proporcionando um novo leque de opções para as pessoas.
O Piauí foi o palco da anúncio, com a ministra Margareth Menezes anunciando investimentos maciços para eventos culturais no Nordeste. Os estados contemplados incluem Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, bem como o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O edital será lançado em março de 2025, proporcionando uma oportunidade para que as pessoas possam se desenvolver e criar.
O Banco do Nordeste esteve presente e garantiu a liberação de R$ 10 milhões, proporcionando uma oportunidade adicional para que as pessoas possam acessar o recurso. O vice-governador Themístocles Filho destacou a importância da democratização deste recurso, especialmente para os pequenos municípios, que podem aproveitar para comercializar seus produtos.
A ministra Margareth Menezes destacou a importância de canalizar os recursos, trabalhando a cultura em todas as regiões do país, e não apenas no Sul e Sudeste. A ministra Wellington Dias afirmou que a Petrobras, o Banco do Brasil, Correios e outras estatais poderão vir a contribuir para o financiamento, proporcionando uma oportunidade adicional.
Artenilde Silva, do Grupo de Cultura Afro Afoxá, espera que esses recursos possam impulsionar o setor cultural no Piauí. ‘A gente espera que esses recursos sejam ampliados para atender o estado. Estamos na expectativa de ampliação dos nossos objetivos a partir da injeção de recursos’, disse.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo