Fábrica vertical de produtos à base de plantas testará produits de origem animal com inteligência artificial proprietária para indústria de alimentos B2B.
A NotCo, uma inovadora empresa de tecnologia alimentícia da Chile, em destaque por desenvolver produtos vegetarianos que já alcançaram uma avaliação de US$ 1,5 bilhão, está a caminho de lançar sua vertente de negócios B2B no Brasil. O objetivo é ampliar o alcance de sua poderosa inteligência artificial, o Giuseppe.
A NotCo está empenhada em revolucionar a forma como os alimentos são produzidos e distribuídos, com um foco em criar produtos vegetarianos de alta qualidade. Ao expandir sua presença no mercado B2B, a empresa visa fornecer soluções inovadoras para outros negócios, permitindo que eles também aproveitem o potencial da tecnologia. Esse movimento é um passo significativo na jornada da empresa em direção ao uso mais ampla da inteligência artificial e de outras inovações, fortalecendo sua posição no mercado e promovendo a inovação em todos os setores. A empresa continua a explorar novas fronteiras, combinando produtos naturais com os avanços da tecnologia, abrindo caminhos inovadores para a produção de alimentos saudáveis.
Tecnologia Revoluciona Mercado de Produtos Vegetais
Com oito anos de experiência e mais de 400 produtos desenvolvidos utilizando inteligência artificial proprietária, a empresa já opera em países como Estados Unidos, Canadá, México e Argentina, além de sua terra natal, o Chile. Nessa vertical B2C, a companhia tem 20% de participação do mercado à base de plantas no mundo. A empresa, que já captou US$ 430 milhões em rodadas de investimentos lideradas por fundos como Kaszek e L Catterton, tem mais de 8 mil ingredientes cadastrados na plataforma de IA. Com essa base, a NotCo decidiu utilizar seu ‘poder de fogo’ para auxiliar grandes empresas do segmento de alimentos a inovar no desenvolvimento dos produtos, mesmo os que não são plant-based.
A companhia começou a utilizar sua tecnologia para ajudar grandes empresas do segmento de alimentos a inovar no desenvolvimento dos produtos. Ao longo do tempo, as empresas começaram a nos procurar para utilizar a tecnologia do Giuseppe para solucionar problemas que encontravam em produtos já existentes, como a presença de gordura ou mesmo de itens de origem animal. Segundo a diretora sênior de desenvolvimento de negócios B2B Global da NotCo, Giulia Braghieri, essas companhias estão em busca de eficiência e redução de custos, o que pode ser resolvido pela tecnologia.
Na prática, o Giuseppe mapeia a estrutura molecular de alimentos de origem animal e cria receitas 100% plant-based que tem o objetivo de preservar o mesmo sabor, cor e textura dos produtos originais. Com ele, a startup afirma que é possível desenvolver e reformular produtos de maneira rápida, eficiente e econômica, reduzindo o tempo de teste e estudo que é destinado a esses produtos e, consequentemente, seus custos. Na indústria de alimentos tradicional, as empresas levam cerca de 18 meses, no mínimo, para lançar um produto, já que esse processo exige testes, erros e acertos e questões burocráticas que mudam a todo tempo.
Um dos exemplos mais recentes do uso da tecnologia ocorreu no Reino Unido. Por lá, existe uma regulamentação do HFSS (Healthier Food Score System) utilizada para medir a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes – o que define onde eles ficam apresentados nas gôndolas. Para se enquadrar nessas regras, uma grande marca inglesa solicitou os serviços da NotCo, que desenvolveu um chocolate exatamente da forma esperada pelas regras, com o mesmo sabor do original.
Com a tecnologia, a empresa espera expandir seus serviços além do segmento de alimentos, podendo atingir mercados como o de fragrâncias, pet e farmacêutico. ‘Toda empresa de consumo precisa inovar na sua produção e isso não é uma questão do Brasil e sim do mundo’, afirma o CEO da NotCo no Brasil. Com a vertical B2B, a empresa já atende empresas como Kraft Heinz, Starbucks, Burger King e Mars nesse segmento. As opções e variáveis são praticamente infinitas e, quanto mais o tempo passa, mais o mercado evolui e abre novas oportunidades de negócios.
Fonte: @ NEO FEED
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