Cosmonautas desempacotaram nave de carga russa recém-chegada com sistema de ventilação e máquina de observação para a tripulação da ISS.
Na Estação Espacial Internacional (ISS), ocorreu um incidente inusitado no último sábado (23), onde o odor presente na estação se tornou desagradável.
De acordo com informações, a estação internacional apresentou um cheiro forte e desagradável, envolvendo também vapores ficando no ambiente por um período de tempo. Embora não esteja claro o que gerou o aroma desagradável, a equipe da ISS trabalhou para identificar e solucionar a causa do fedror. A fumaça não foi detectada, o que também é um alívio para a equipe. Embora a situação tenha sido resolvida, ainda há tempo para a equipe encontrar soluções para prevenir futuros problemas com odores.
Odor Anomalo na ISS
A Estação Espacial Internacional (ISS) sofreu com um incidente peculiar, quando tripulantes russos relataram um cheiro estranho após abrir uma cápsula de carga que havia chegado ao complexo orbital. A missão de reabastecimento Progress 90, lançada pela Rússia, trouxe cerca de três toneladas de alimentos, combustível e suprimentos para a ISS. No entanto, ao abrir as escotilhas, a tripulação notou um odor incomum que logo se espalhou pelo laboratório orbital, sendo descrito como ‘tóxico’ e semelhante ao de tinta spray.
Odor Tóxico no Laboratório Orbital
O sistema de depuração de ar da estação foi ativado para purificar a atmosfera, e sensores de contaminantes foram utilizados para verificar a qualidade do ar. Após a intervenção, a qualidade do ar voltou aos níveis normais. A tripulação relatou que o odor se dissipou rapidamente, permitindo que as operações de transferência de carga continuassem dentro do cronograma.
Inspeção da Cápsula e Utilização dos Suprimentos
Ao entrarem novamente na cápsula Progress, os tripulantes russos Ivan Vagner e Aleksandr Gorbunov acessaram a carga e começaram a utilizar alguns dos suprimentos. Enquanto Vagner limpava o sistema de ventilação da nave e fazia uma inspeção fotográfica, Gorbunov baixou dados de radiação e instalou um hardware de observação da Terra para capturar imagens da atmosfera noturna do planeta em comprimentos de onda quase ultravioleta. O engenheiro de voo Alexey Ovchinin transferiu a água recém-chegada da cápsula Progress para a estação.
Reações da NASA e Hipótese de Vazamento
A NASA enfatizou que nem a ISS nem os tripulantes estavam em perigo por causa do odor, mas não forneceu detalhes sobre a origem do cheiro. A hipótese de vazamento é considerada uma possibilidade, especialmente após os cosmonautas notarem gotículas no interior do cargueiro. Esse incidente lembra de outros vazamentos em cápsulas Progress e até em uma nave de tripulação, que deixou astronautas ‘presos’ por mais de um ano na estação.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo