Taxa de juros menores torna a renda fixa menos atrativa, impulsionando o fluxo de capital para ativos de maior risco, como ações e criptos, no mercado, influenciado pela política monetária em um ciclo de corte.
O mercado de criptomoedas reage com cautela ao anúncio do corte de 0,5 ponto percentual na taxa de juros dos Estados Unidos, divulgada recentemente, com o bitcoin sendo negociado a US$ 60.600, praticamente estável nas últimas 24 horas. Essa estabilidade reflete a incerteza dos investidores em relação ao impacto desse corte nos juros no mercado de criptomoedas.
Em Nova York, as bolsas apresentam forte volatilidade, sem os índices S&P 500 e o Nasdaq, índices aos quais o bitcoin se correlaciona, firmarem direção. A política monetária americana é um fator importante a ser considerado, pois a taxa de juro pode influenciar a atratividade das criptomoedas como opção de investimento. Além disso, a taxa de juros pode afetar a economia global, o que pode ter um impacto indireto no mercado de criptomoedas. A incerteza é o maior desafio para os investidores nesse momento.
Impacto dos Juros Menores no Mercado
Um cenário de juros menores pode tornar a renda fixa menos atraente, o que pode gerar um fluxo positivo de capital para ativos de maior risco, como ações e criptomoedas. O início do ciclo de corte no juro americano, estabelecido pelo comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed), era amplamente esperado pelo mercado. A dúvida que pairava era o tamanho do corte, que foi de 0,5 ponto percentual, fazendo a taxa recuar para 5% ao ano.
Beto Fernandes, analista da Foxbit, destaca que o posicionamento do Fed foi ‘direto’ em relação ao corte de juros, o que significa que o movimento já estava, em partes, embutido no preço do bitcoin. ‘A dúvida era justamente o tamanho desse corte’, reforça. ‘O corte de 0,5 ponto percentual é relativamente agressivo, principalmente quando se compara com o comportamento de outros bancos centrais, como o Europeu’, avalia Fernandes. ‘Isso, com certeza, já parece estar trazendo impactos positivos ao bitcoin, que tende a se expandir no longo prazo.’
O Impacto do Corte de Juros no Mercado Cripto
Fernandes pondera, no entanto, que a grande questão é o que esse corte pode representar ao mercado. ‘Se uma redução de 0,25 ponto poderia ser entendida como um sinal de ‘atraso’ do Fed, o corte de 0,5 pode soar como uma ação que tenta correr atrás do prejuízo por ter mantido a política monetária restrita por tempo demais’, pontua Fernandes. O analista da Foxbit destaca ainda que, nesse contexto, ‘fica mais difícil prever o que o Fed vai fazer nos próximos meses’, que poderia ‘não se movimentar na próxima reunião, por exemplo, mantendo os juros estáveis e frustrar parte do mercado que gostaria de ser um ambiente mais flexível’.
Julio Andreoni, especialista cripto do Bitybank, observa que o corte de 0,5 ponto mostra que o Fed está mais preocupado com a economia do que com a inflação, podendo indicar que o banco central americano está tentando evitar uma recessão. Andreoni destaca que as duas últimas vezes que o Fed reduziu as taxas de juros em mais de 0,25 ponto percentual foram em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, e durante a crise financeira de 2008. ‘Fora de uma grande crise econômica, o Fed não corta as taxas em 0,50 ponto desde novembro de 2002. Isso significa que cortes tão grandes nas taxas de juros geralmente só acontecem quando há problemas econômicos muito sérios’, pontua o especialista do Bitybank.
O Futuro do Mercado Cripto
No mercado cripto, Andreoni aponta que ‘esse cenário pode trazer um otimismo maior, com os preços subindo mais rápido, já que um corte assim impulsiona a liquidez no mercado’. Por outro lado, pondera, também pode gerar alguma incerteza e volatilidade no mercado. ‘O ambiente de juros mais reprimidos pode ajudar o mercado a fazer vista grossa e empurrar um cenário de alta até a próxima decisão monetária’, destaca Fernandes.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo