Tecnologia e inteligência artificial são amplamente discutidas, mas poucos conhecem casos de uso práticos e gestão com apoio eficaz.
A implementação de projetos de inteligência artificial parece estar levando muitos CIOs para um mundo de incertezas e desafios. A tecnologia de IA está em constante evolução, e muitos líderes de TI estão ansiosos para experimentar suas possibilidades, mas falta experiência prática e existe também uma certa dose de medo em relação às consequências de suas ações.
No entanto, é importante lembrar que a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode trazer muitos benefícios para as organizações. Com a ajuda da tecnologia, é possível automatizar processos, melhorar a eficiência e tomar decisões mais informadas. Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para desenvolver soluções inovadoras e criar novas oportunidades de negócios. É hora de parar de falar e começar a agir. A tecnologia de IA está aqui para ficar.
Desafios da Adoção de Inteligência Artificial
Uma pesquisa realizada pela Salesforce com 150 CIOs de empresas com mais de 1.000 funcionários ao redor do mundo revelou que, embora 84% dos entrevistados acreditem que a inteligência artificial (IA) será tão significativa para os negócios quanto a Internet, 67% estão adotando uma abordagem mais cautelosa com a tecnologia de IA em comparação com outras tecnologias. A pesquisa, intitulada ‘The CIO Dilemma’, também mostrou que 61% dos CIOs sentem que deveriam saber mais sobre IA do que realmente sabem.
A insegurança sobre o nível de conhecimento sobre o tema é alimentada por temores sobre segurança, apontados por 57% dos pesquisados, seguidos por falta de informação confiável, apontado por 52%. Além disso, a incapacidade de identificar casos de uso, treinamento de profissionais e falta de retorno para o investimento também foram citados por cerca de 30% dos entrevistados. Os CIOs também estão pressionados, com 68% pensando que os stakeholders têm expectativas não razoáveis sobre o tempo de implementação da tecnologia de IA.
Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial
A pesquisa também revelou que os CIOs descrevem uma confusão entre três perfis diferentes dentro das organizações: quem usa IA, quem quer IA e quem está pronto para IA. A área mais entusiasmada com IA é o marketing, enquanto a que tem mais casos de uso é o customer service. No entanto, quem estaria pronto mesmo para a tecnologia seria o RH. Marketing e customer service aparecem só em quinto e quarto lugares, respectivamente, no ranking de ‘readiness’.
Por enquanto, os CIOs ainda estão destinando quatro vezes mais orçamento para projetos voltados a dados do que para IA, porém a maior parte (66%) está confiante de que terá retorno nos investimentos em inteligência artificial. A tecnologia de IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras deste século, e a pesquisa dá uma ideia dos fundamentos nos quais CIOs de todo o mundo, indústrias e geografias estão se apoiando para a implementação de tecnologias de IA verdadeiramente transformacionais.
Implementação de Tecnologias de IA
A pesquisa foi aplicada entre 23 e 30 de julho de 2024 e produziu respostas em 18 países e 17 indústrias. A Senior apresenta soluções completas e personalizadas de gestão com apoio de inteligência artificial generativa, permitindo que as empresas tomem decisões mais ágeis e assertivas com base em dados relevantes e consistentes, e tenham mais autonomia, automação e produtividade. É o diferencial para quem quer ser líder de mercado.
Fonte: @Baguete
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