Adilson Ladeira é CEO da rede de fast-food mineira com 40 unidades, modelo de feira e negócio universitária em crescimento.
O ano era 2011 e Adilson Ladeira dedicava sua vida à música após abandonar o empreendedorismo, tendo visto duas de suas empresas falirem. Com apenas 27 anos de idade, ele decidiu mudar de cidade em busca de novas oportunidades. A experiência, no entanto, reacendeu sua paixão pelo empreendedorismo.
Adilson Ladeira viu o negócio fictício Hakuna Batata em uma feira de uma universidade e, em seguida, percebeu a potencialidade em abrir uma franquia para vender batatas fritas. Com o objetivo de criar um modelo de negócios sustentável e rentável, Ladeira reuniu um grupo de amigos para desenvolver o conceito do _Hakuna Matata_, um restaurante de comida rápida baseado em batatas fritas. Em 2011, ele se mudou de cidade para recomeçar e reacender sua chama de empreendedorismo, demonstrando que a falha não é o fim do caminho.
Despertando o Emreendedorismo em uma Cidade Mineira
A expressão Hakuna Matata, uma frase em suaíli que ganhou fama mundial por meio do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, inspirou Ladeira a empreender ainda na infância. Com uma família que o incentivou, o jovem empresário começou a empreender, influenciado pela sua família, onde o pai é agricultor, a irmã é dona de um salão de beleza e o irmão é dono de uma empresa de caminhão. Ladeira iniciou plantando e vendendo tomate, aos 14 anos, e anos depois, abriu uma empresa de fabricação de blocos de concreto. Porém, todas as suas empresas, na época, falharam. ‘Eu era corajoso, mas não buscava conhecimento e não sabia como gerir uma empresa’, relembra.
Uma Nova Oportunidade para o Emreendedorismo
Anos depois, Ladeira encontrou uma barraquinha de batatas fritas com o nome ‘Hakuna Batata’ em um evento universitário em Uberlândia, que simulava uma feira de empreendedorismo. O modelo de negócios era fictício, mas Ladeira comprou o plano de negócio por R$ 500 e investiu em uma fritadeira e uma barraca. Com sua mãe, Maria das Graças Ladeira, ele começou a vender batatas fritas em feiras e eventos, especialmente na Semana do Fazendeiro realizada pela Universidade Federal de Viçosa. Com o faturamento, inauguraram a primeira loja em 2011, que tinha um balcão, algumas cadeiras e uma fritadeira.
A Franchising como Fonte de Emreendedorismo
A rede conta com 40 unidades em Minas Gerais, sendo sete próprias, e planeja fortalecer a presença da marca no interior do estado e iniciar a expansão nacional nos próximos meses, principalmente em São Paulo e Goiás. A projeção para este ano é que o faturamento supere R$ 60 milhões. A Hakuna Batata vem apostando no franchising desde 2013, quando vendeu sua primeira franquia para um primo do CEO. O modelo de negócios foi profissionalizado pelo sócio Ladeira, Gabriel Marangoni, um amigo que estudava administração e tocava na banda com ele. ‘Dessa vez, o que fez virar o negócio foi a busca por conhecimento’, diz Ladeira. Com um tíquete médio de R$ 38, a marca tem como objetivo continuar a expandir o empreendedorismo por meio da sua rede de franquias.
Fonte: @ PEGN
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