Em março, todos os funcionários devem trabalhar cinco dias por semana no escritório da Dell.
Nova era de produtividade é aberta com o término do trabalho remoto e do trabalho híbrido para a Dell, empresa de tecnologia que promete um ambiente de trabalho dinâmico no escritório, onde todos os funcionários precisam estar fisicamente presentes. A empresa também está buscando reduzir custos com aluguel de escritórios.
A Dell, líder no segmento de tecnologia, está trazendo os funcionários de volta ao escritório, ficando sem o trabalho remoto e o trabalho híbrido. Com isso, a produtividade do trabalho presencial irá aumentar, pois os funcionários estarão mais próximos uns dos outros, facilitando a colaboração e a troca de ideias. O novo modelo de trabalho promete trazer mais dinamismo para a empresa, com funcionários mais envolvidos e motivados. A empresa não deu explicações precisas sobre o fim do trabalho remoto e do trabalho híbrido
Política de Trabalho: Novos Rumos
A Dell está se preparando para uma mudança significativa em sua política de trabalho. A partir de 3 de março, a empresa estará adotando uma abordagem mais rígida, onde os funcionários em escritórios da Dell trabalharão no escritório cinco dias por semana. Isso significa que a política híbrida, que permitia uma mistura de trabalho remoto e presencial, está sendo aposentada.
O CEO Michael Dell explicou por meio de um e-mail que o objetivo é maximizar a produtividade e oferecer uma melhor qualidade de serviço aos clientes. De acordo com ele, ‘nada supera a velocidade da interação humana, onde uma conversa de 30 segundos substitui uma troca de e-mails que pode durar dias’. Essa abordagem enfatiza a importância do trabalho presencial para o sucesso da empresa.
No entanto, os funcionários que moram longe dos escritórios da Dell ainda terão a opção de trabalhar remoto, mas com restrições. Eles precisarão obter a aprovação de três líderes seniores, incluindo o vice-presidente, para serem promovidos. Além disso, os funcionários que trabalham em campo continuarão a passar cinco dias por semana com clientes e parceiros ou no escritório.
A empresa também anunciou que não mais ofertará vagas para trabalhos remotos. Em vez disso, novas diretrizes serão tomadas a respeito da política de trabalho. A decisão visa manter a evolução dos negócios e oferecer maior qualidade a clientes e parceiros.
A Dell não é a única empresa a adotar essa abordagem. Outras empresas, como Amazon, AT&T, JPMorgan e até o governo Trump, também aboliram o trabalho remoto.
O escritório da Dell em Eldorado do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, também receberá a notícia. A empresa emprega cerca de 3 mil pessoas no local e boa parte deverá voltar ao formato presencial. Em setembro de 2024, a Dell já havia obrigado sua equipe global de vendas a retornar às atividades presenciais.
A decisão encontrou resistência e insatisfação por parte dos funcionários. Muitos citaram a dificuldade de reorganizar a vida familiar para uma realidade que acreditavam não voltar a existir, incluindo o estresse do trânsito, a busca por vagas em creches e até a logística de mesas no escritório.
A história da Dell e sua abordagem ao trabalho é um exemplo de como empresas podem se adaptar e mudar suas políticas de acordo com as necessidades do negócio.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo