Diagnóstico precoce é crucial para crianças com habilidades intelectuais excepcionais, transtorno do déficit de atenção, hiperatividade ou menção de serem superdotadas.
A advogada Marcela Monfredini não esperava que seu filho Diógenes, de seis anos, fosse uma criança que, antes mesmo de chegar ao primeiro ano do ensino regular, conseguisse fazer multiplicações e até desenhasse o alfabeto grego. Ela conta que desde pequeno o menino sempre gostou de placas, e quando ainda era bebê já identificava algumas letras.
Diógenes, diagnosticado com superdotação, conforme o psicólogo da escola, não passou pela etapa de pré-escola e está em sua primeira semana na escola regular, onde faz altas habilidades em matemática. Aos 6 anos, ele já sabe tudo sobre os altas e capacidades cognitivas dos animais. Além disso, ele tem dificuldade em manter seu foco e frequentemente se distrai, o que pode ser um sintoma de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. No entanto, Marcela acredita que sua superdotação pode ser uma inteligência superior.
Identificação de Superdotados: O Desafio da Escolha Certa
Marcela, uma advogada com uma história intrigante, relembra sua experiência ao observar seu filho, um menino introvertido e recluso, que ainda assim demonstrava avanços intelectuais notáveis desde os primeiros anos de vida. Durante a infância, o menino não se adequava às dinâmicas sociais comuns, o que levou Marcela a considerar o diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou até mesmo autismo. No entanto, sua busca por informações e apoio leva-a a descobrir a possibilidade de superdotação.
Um Caminho de Superdotação: Desafios e Realizações
Marcela começa a explorar mais a fundo a condição de superdotação após assistir a uma reportagem sobre crianças com altas habilidades intelectuais. Isso a leva a procurar clínicas especializadas em realizar testes específicos para sua filha. No primeiro exame, quando ele ainda tinha três anos de idade, ele foi diagnosticado com superdotação e seu QI foi considerado mais do que o dobro da idade intelectual. Essa descoberta muda o rumo da vida familiar, levando-os a mudar a escola do menino, acreditando que a instituição não estava aproveitando suas capacidades.
Trajetória de Um Superdotado: Debatendo Inteligência e Habilidades
O menino realiza novos testes após um ano e meio, mostrando um aumento significativo em suas capacidades cognitivas. Essa melhoria o qualifica para ingressar na Mensa, uma organização internacional que apoia indivíduos com QI muito alto. Para se tornar membro, é necessário obter resultados de testes de QI que mostrem capacidade intelectual acima de 98% da população. A Mensa oferece apoio e mentorias para indivíduos superdotados, tornando-se uma importante fonte de apoio para muitas pessoas com altas habilidades intelectuais.
Diagnóstico de Altas Habilidades e Superdotação
Identificar superdotação em bebês e crianças envolve observar características que os distinguem dos demais. Renata Yamasaki, uma especialista em neuropsicologia, explica que bebês superdotados geralmente têm um desenvolvimento cognitivo mais acelerado, demonstrando atenção prolongada, capacidade de resolver problemas e habilidades de memória acima da média para a idade. Isso se reflete em marcos de desenvolvimento, como a fala e a caminhada precoces, além de alta curiosidade e reatividade sensorial.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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