Alimentos específicos como gengibre, canela e morango podem alterar a composição do esperma, afetando sua cor, que pode virar amarela.
Alguns cuidados com a ialimentação podem afetar o sabor e a textura do sêmen masculino. É o caso do suco de abacaxi, que deixa o gosto do líquido seminal doce. Além disso, alimentos ricos em feijão e amendoim podem alterar o sabor do esperma, tornando-o mais metálico ou amargo. É preciso lembrar de que essas mudanças são transitórias e podem variar de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas podem questionar se o sabor do sêmen diferente é algo normal ou se é um problema de saúde. É importante ressaltar que o sabor do líquido seminal é influenciado por vários fatores, incluindo a alimentação, o estilo de vida e a saúde geral. Além disso, o sêmen é composto por uma mistura de substâncias químicas, incluindo enzimas e prostaglandinas, que podem afetar o seu sabor. O sabor do esperma pode variar de pessoa para pessoa e não há um padrão de normalidade.
Origem do Sêmen
O sêmen é formado por diversas substâncias produzidas orgânica e conjuntamente pela próstata, testículos, epidídimos, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais. Dentro de sua composição, há elementos como a frutose, o sódio, as proteínas, as vitaminas e outros nutrientes essenciais adquiridos através da alimentação. No entanto, ainda não se sabe por que o sabor do sêmen de um homem difere tanto de outro. De acordo com Emilio Sebe, o que suspeita-se é que os hábitos alimentares seriam o fator responsável.
Sabor e Composição do Esperma
Cuidar da saúde íntima é fundamental e normalmente a consistência, cor, odor e gosto do sêmen podem indicar problemas na região genital. Em termos gerais, a composição do sêmen inclui plasma seminal e espermatozoides. O primeiro é constituído por aminoácidos, enzimas e principalmente frutose, que servem como fonte de energia para os espermatozoides. Após a ejaculação, o líquido seminal possui um aspecto viscoso e espesso, pois se encontra coagulado – o que ajuda na aderência do sêmen dentro do útero, facilitando a fecundação. A cor usual varia entre branco e acinzentado, mas pode mudar se o homem tiver algum problema de saúde. Por exemplo, quando o esperma apresenta uma cor marrom ou avermelhada, significa que há algum sangramento no organismo. A cor amarela no líquido seminal serve como indicativo de uma infecção bacteriana ou viral. Já uma cor muito clara ou cristalina pode significar baixa concentração ou ausência de espermatozoides.
Frutose e Sabor no Sêmen
Quanto ao sabor, segundo o urologista Jorge Hallak, o gosto do sêmen saudável é considerado neutro, caracterizado pelo pH alcalino em que se encontra, entre 7,2 e 8. No caso de um pH ácido, isso pode significar ausência de espermatozoides, o que altera o sabor do sêmen. Já o cheiro pútrido e gosto estranho, fora do normal, também podem dar indícios de doenças. Neste contexto, a presença de frutose no líquido seminal seria responsável por conferir um gosto adocicado. O mais curioso é que esse sabor ainda pode se tornar mais agradável ao paladar quando o homem ingere alguns alimentos específicos.
Alimentos que Influenciam o Gosto do Sêmen
Por exemplo, beber suco de abacaxi 24 horas antes da relação sexual torna o sêmen mais adocicado. Evitar o consumo de álcool e cafeína também é uma dica para melhorar o gosto do sêmen. Além disso, alimentos como gengibre, canela, morango e aipo podem influenciar positivamente no sabor do líquido seminal.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo