Aparente falta de dados em uma questão da prova assustou participantes. Bastava, no entanto, que os números fossem substituídos por incógnitas.
O Enem 2024, realizado na última domingo (10), causou polêmica em relação à pergunta de matemática, gerando manifestações de revolta entre os candidatos. Algumas das expressões mais comuns foram ‘Isso é conteúdo de faculdade!’, ‘Como você quer que eu saiba?’ e ‘Cadê o resto [da questão]?’. Essas críticas são entendidas, pois questionam a pertinência de tal conteúdo em um exame de ensino médio.
A pergunta de matemática, denominada ‘Exame do Ensino Médio‘, foi amplamente criticada por sua complexidade, que alguns consideraram incompatível com o nível de ensino. ‘Exame Nacional do Ensino Médio é o nome oficial do exame, que reúne vários componentes, incluindo a pergunta em questão. Alguns estudantes sentiram que a ‘Exame Nacional do Ensino Médio’ não estava alinhado com as expectativas de conteúdo e abordagem. A ‘questão do Exame do Ensino Médio‘ foi marcada pela questionável apresentação do problema, que alguns viram como um ‘Exame do Ensino Médio inadequado.
Desafios do Enem: questões que pegaram os candidatos desprevenidos
A abordagem criativa utilizada pela redatora do Enem, ao propor uma questão que desafiava os candidatos a calcular a média de uma pessoa sem informações explícitas, gerou um cenário onde a ilusória falta de dados desestabilizou os estudantes. A questão em questão não estava entre as mais difíceis da prova, mas sim sua aparente falta de dados que acabou por desestabilizar os candidatos. Ao dividir o total por 5 em vez de 4, o personagem chegou a um resultado que era uma unidade menor do que o correto, expondo a necessidade de uma análise mais profunda da questão apresentada. O que parece ter sido um exercício simples de cálculo matemático, na realidade, tornou-se um desafio para os candidatos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo