A paralisação do sistema de abastecimento de água foi adiada para evitar impacto no abastecimento, especialmente nos meses mais quentes, quando o consumo de água aumenta. A operação será retomada de forma gradativa, identificando possíveis falhas e corrigindo capacidade máxima para atender totalmente.
Em preparação para os meses de alta demanda de água, o Sistema Guandu de Abastecimento de Água irá realizar manutenção anual em suas estruturas, garantindo a capacidade máxima de operação e evitando falhas no fornecimento de água para a população do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
A manutenção visa realizar ajustes necessários no sistema para atender ao aumento no consumo de água nos períodos mais quentes do ano. Com a participação de profissionais técnicos, engenheiros, eletricistas e mecânicos, o objetivo é garantir a continuidade do fornecimento de água em todas as regiões abastecidas, incluindo a capital, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
Adiamento da Manutenção Anual do Sistema Guandu: Um Desafio para Garantir o Fornecimento de Água
A manutenção anual preventiva do Sistema Guandu, vital para garantir o fornecimento de água para mais de 10 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi adiada para o dia 26 de novembro. O adiamento foi tomado para evitar que a população fosse afetada pela segunda vez em um curto período de tempo, devido ao reparo emergencial realizado em Nova Iguaçu. Essa paralisação para manutenção preventiva anual terá duração de 22 horas e suspenderá o fornecimento de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, na Baixada Fluminense.
A Importância da Manutenção Preventiva Anual
A manutenção preventiva anual é fundamental para preparar as estruturas do sistema de abastecimento de água para os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta drasticamente devido ao uso intensivo da irrigação, limpeza e o consumo diário de água potável. Nesse período, o sistema opera em sua capacidade máxima, sobretudo no verão, aumentando a pressão sobre as estruturas. Além disso, a manutenção visa identificar e corrigir possíveis falhas, prevenindo intercorrências futuras e garantindo que a estação opere com a capacidade total. A operação será retomada de forma gradual, na capital e na Baixada Fluminense, assim que a manutenção for concluída.
Equipe de Profissionais Técnicos e Especialistas
Mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos, e agentes de saneamento, vão participar da manutenção preventiva anual. Eles vão trabalhar diligentemente para garantir que o sistema esteja em plena operação, atendendo aos requisitos de capacidade máxima e garantindo a segurança e qualidade do fornecimento de água para a população.
Prevenção ao Consumo e ao Desperdício de Água
A manutenção anual preventiva do Sistema Guandu também visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao consumo e ao desperdício de água. Com o aumento do consumo de água nos meses mais quentes, é fundamental que os residentes adotem medidas para reduzir o uso de água em atividades como a irrigação e a limpeza, comprometendo-se a manter um uso racional da água em todos os dias do ano.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo