ouça este conteúdo
Sergipe lidera com 88% dos municípios na região brasileira aderindo ao Pacto EJA. Prazo de adesão até 31/7, pelo Simec.
Segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 9 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), a região do Brasil com maior índice de engajamento no Pacto EJA é o Nordeste, com 75,8% de adesão. O estado de Sergipe se destaca, liderando o ranking com 88% dos municípios participantes do Pacto EJA.
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma iniciativa fundamental para promover a inclusão e a educação de qualidade em todo o país. A participação ativa nesse processo contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico, impactando positivamente a vida de milhares de brasileiros. O engajamento de estados como Sergipe demonstra o compromisso com a educação e a valorização da aprendizagem ao longo da vida.
Pacto EJA: Levantamento de Adesão nas Regiões Brasileiras
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conhecido como Pacto EJA, tem ganhado adesão em várias partes do Brasil. Segundo levantamento recente, 2.651 municípios brasileiros e 21 secretarias estaduais já fazem parte dessa iniciativa, representando um percentual de adesão de 47,4% das redes de ensino do país.
Adesão ao Pacto EJA: Região Norte em Destaque
A região Norte se destaca no Pacto EJA, com um percentual de adesão de 52,4% dos municípios participando da política. Em seguida, temos o Sudeste, com 40% de adesão, o Centro-Oeste com 28,3%, e a região Sul com 19,7%. Esses números demonstram o engajamento de diferentes partes do país na qualificação da educação de jovens e adultos.
Estados que Já Aderiram ao Pacto EJA
Além do Distrito Federal, diversos estados já fizeram o processo de adesão ao Pacto EJA. Entre eles estão Amapá, Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Alagoas, Ceará e São Paulo. No entanto, ainda não aderiram os estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Adesão ao Pacto EJA: Prazo para Participação
O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec) estará aberto para adesão dessas redes ao Pacto até 31 de julho. É fundamental que os estados e municípios que ainda não aderiram considerem essa oportunidade de fortalecer a educação de jovens e adultos em todo o país.
Investimento no Pacto EJA e Metas a Serem Alcançadas
Com um investimento previsto de mais de R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos, o Pacto EJA tem como objetivo gerar 3,3 milhões de novas matrículas da EJA e sua oferta integrada à educação profissional. Além disso, o Programa Brasil Alfabetizado será retomado, oferecendo 900 mil vagas para estudantes e 60 mil bolsas para educadores populares. Essas ações visam superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos em todo o país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo