O governo paulista oferece 3% de desconto para pagamento à vista do IPVA, com opção de divisão em cinco parcelas de janeiro a maio.
Em toda a cidade de São Paulo, os moradores das residências devem estar atentos para o vencimento do IPVA 2025, que já está a caminho, pois o prazo está chegando cada vez mais perto, mais precisamente dia 23 de janeiro. Nessa data, o prazo da primeira parcela do IPVA 2025 vence para todos os carros de São Paulo, sendo que os carros que têm placas com números 9, como por exemplo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, devem pagar a cota única.
Para os proprietários de carros que optam por pagar o IPVA à vista, há um benefício previsto, sendo que o proprietário receberá um abatimento de 3% no valor do IPVA. O imposto é obrigatório para os proprietários de veículos, sendo considerado um tributo pago por todos que possuem carros nas ruas de São Paulo. O valor do IPVA tende a variar conforme a cidade, sendo que em São Paulo o IPVA é um dos impostos mais altos da cidade, sempre preocupando os proprietários com um aumento no valor do imposto.
Calendário do IPVA 2025 do RJ é divulgado; veja datas
O dia de hoje é marcado pelo vencimento da primeira parcela do IPVA para carros com placa final 9, para quem optar por não pagar à vista, sem desconto. Além disso, a parcela única com desconto também vence hoje para caminhões e tratores com placa de final 9.
O pagamento do IPVA 2025 em SP pode ser feito de maneiras diferentes, mas apenas uma delas permite o desconto: Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro; Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro; ou Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes. Para consultar o valor do IPVA, o proprietário de veículo registrado no Estado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), informar o renavam e a placa e saber o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A consulta também pode ser feita em toda rede bancária.
O sistema informa o ano de fabricação, o código da marca/modelo e a descrição do veículo, além do valor da alíquota que seu carro se enquadra, o valor da taxa de licenciamento e eventuais multas. Para a maioria dos veículos, a alíquota do imposto em São Paulo é de 4%. Se o valor venal do veículo é de R$ 35 mil, por exemplo, o valor do IPVA 2025 será de R$ 1,4 mil. No caso do carro zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal. Carros de passeio têm alíquota de 4%, enquanto Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado têm alíquota de 2%. Câminhos têm alíquota de 1,5% e veículos de locadoras registrados em SP têm alíquota de 1%. Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em São Paulo e a alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, é de 1%.
A Sefaz-SP disponibiliza a consulta ao valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei), bastando informar a placa do veículo. O calendário de pagamento do IPVA 2025 de SP é o seguinte: Caminhões e tratores têm prazos diferentes. Quem escolher o pagamento integral em janeiro deve fazê-lo em 20 de janeiro com desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, o vencimento será em 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo