Tributo pode ser pago à vista com desconto de 3% ou em parcela única via PIX, utilizando código de barras de veículos automotores.
Nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, está marcado o vencimento da primeira parcela ou cota única do IPVA 2025 do Rio de Janeiro para proprietários de carros com placas cujos números terminem em 0. Nesse contexto, é importante lembrar que o pagamento do imposto pode ser realizado de duas maneiras: à vista, com 3% de desconto, ou em três parcelas mensais iguais.
O IPVA é um imposto que incide sobre a Propriedade de veículos automotores, e o seu recolhimento é obrigatório anualmente. No caso do Rio de Janeiro, o pagamento da primeira parcela para carros com placas que terminam em 0 está vencida, e os proprietários devem proceder com o pagamento do Imposto para evitar multas e penalidades.
IPVA 2025: Conheça o Calendário de Pagamento do Imposto em São Paulo e no Rio de Janeiro
A Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) do IPVA poderá ser emitida através do Portal do IPVA, apresentando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Este ano, o documento pode ser quitado via pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB).
Em relação ao pagamento parcelado, o IPVA não concederá nenhum tipo de abatimento. O valor do tributo é calculado com base nas alíquotas estabelecidas em lei, que incluem 4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica, aplicadas sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo