A produtora Pocketpair lançou comunicado apontando patentes violadas pelo Palworld, um jogo de monstrinhos com armas. As violações incluem palavras-chave como Palworld, jogos, Pokémon, bolas para capturar monstros e jogabilidade com uma bola para capturar uma criatura.
Pokémon, a série de jogos mais icônica da Nintendo, teve seu primeiro jogo lançado na década de 90 e desde então, tem capturado a imaginação do mundo inteiro. Desde jogos de captura de monstros até jogos de aventura, a franquia cresceu exponencialmente, atraindo milhões de fãs. Mas, o que você sabe sobre Palworld, o jogo de mundo aberto que está causando ondas?
Com a Nintendo e a The Pokémon Company afirmando que o Palworld de Pocketpair violou suas patentes de mecânicas de gameplay, como jogar bolas para capturar monstros, questiona-se: qual é o limite entre inspiração e plágio? Enquanto o Palworld se destaca por sua abordagem única, jogadores de jogo de aventura e fãs da série Pokémon continuam em debate, discutindo se a criação de jogos de captura de monstros deve ter limites. E você, onde posiciona-se nessa questão?
Palworld e o Controvérsio de Patentes
A Palworld foi lançada em 19 de janeiro para Xbox Series X, Xbox Series S e PC, mais tarde chegando ao PlayStation 5 em 24 de setembro. O jogo de captura de monstros de aventura de Palworld recebeu muita atenção por sua premissa única, que parecia ser um jogo de Pokémon, mas com armas de fogo. Muitos jogadores pensaram que o game era uma piada e não existia de verdade.
Similaridade com Pokémon
O jogo Palworld apresenta criaturas semelhantes aos Pokémon, levantando questionamentos sobre a originalidade do jogo. A Nintendo informou que a empresa teria violado 3 patentes registradas no Japão. Estas patentes se referem a mecânicas de gameplay que envolvem usar bolas para capturar criaturas, usar as criaturas capturadas como montarias para locomoção e ter criaturas que acompanham o jogador.
Jogabilidade e Patentes
As patentes da Nintendo em processo contra Palworld detalham gameplays de captura de monstrinhos, batalhas e usá-los como montaria para locomoção. É fácil perceber que alguns desses elementos de jogabilidade se referem a títulos recentes da franquia Pokémon. A questão mais profunda é se mecânicas de gameplay deveriam ser patenteadas.
O advogado de patentes japonês Kiyoshi Kurihara chamou o documento da Nintendo de ‘uma patente matadora’, pois seria muito fácil de infringi-la mesmo sem intenção. Ainda não se sabe se a criadora de Mario pretende levar o processo também para os Estados Unidos. A indústria de games havia se afastado da ideia de patentear mecânicas de gameplay, mas o caso da Nintendo poderia colocar este paradigma em xeque.
Fonte: @Tech Tudo
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