Localiza-se 50 regiões que correm risco de mudanças climáticas até 2050, devido a emissões de gases, alterações no sistema de irrigação, e aumentos do risco de inundações e deslizamentos de terra.
A mudança climática já está impactando o Patrimônio, com inundações, secas e temperaturas extremas. Além disso, a perda de biodiversidade no mundo inteiro é alarmante. Uma das consequências é a erosão de Patrimônios Mundiais e a perda de habitats naturais que abrigam as espécies.
Os Patrimônios da Humanidade, heranças culturais e naturais, estão enfrentando uma grande ameaça com a mudança climática. Exemplos incluem a erosão de praias, a alteração de padrões climáticos e a degradação de habitats naturais. Além disso, a Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, um Patrimônio Mundial em Indonésia, está enfrentando desafios devido ao impacto das mudanças climáticas, como chuvas intensas e secas. É importante agir urgentemente para proteger esses tesouros para as gerações futuras.
Amostras de Patrimônios Mundiais ameaçados em 2050
De acordo com o levantamento da empresa de análise de risco climático Climate X, divulgado pela revista Ethos, há pelo menos 50 locais apontados pela UNESCO como Patrimônios Mundiais que enfrentam sérios riscos até 2050, caso medidas não sejam tomadas para combater o rápido avanço de emissões de gases de efeito estufa. Esses locais estão particularmente vulneráveis a efeitos climáticos como inundações, tempestades, deslizamentos de terra e outros. Dos locais destacados, nenhum está localizado no Brasil, a maior parte está na Europa e na Ásia.
Patrimônios da Humanidade sob ameaça
Os locais mais ameaçados incluem:
* A Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia, que é o Patrimônio da Humanidade mais ameaçado do mundo, devido a inundações superficiais e risco de seca devido ao calor extremo.
* Parque Nacional Kakadu, Austrália, que corre risco de inundações e incêndios florestais.
* Quanzhou: Emporium do Mundo em Song-Yuan, China, que poderá sofrer com risco de secas nos próximos anos.
* Forjas de Engelsberg, Suécia, que têm riscos de inundações superficiais e fluviais.
O impacto das mudanças climáticas
As mudanças climáticas terão um impacto significativo em esses locais, levando a inundações, secas, deslizamentos de terra e perda de biodiversidade. É importante que medidas sejam tomadas para combater as emissões de gases de efeito estufa e proteger esses locais preciosos.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo