Concessionárias reduzem inadimplência em sistema eletrônico de free flow, que usa scanner 3D-radar em pórtico-instalado e inteligência artificial para detectar infrações graves como CNH.
O sistema pedagio eletrônico, também conhecido como free-flow, tem sido cada vez mais adotado em rodovias brasileiras, trazendo consigo um novo modelo de pagamento de tarifa. Isso permite que os motoristas paguem as tarifas sem precisar parar em cabines de pedágio, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Apesar das vantagens, a transição para esse sistema não é imediata para todos os motoristas. Muitos ainda se confundem com o processo de adaptação, o que pode resultar em multas por não pagamento da tarifa após os 30 dias de carência. É por isso que é importante se familiarizar com as regras do pedágio eletrônico, ainda que o sistema seja considerado mais seguro e eficiente em relação ao pagamento tradicional.
Por que os motoristas ainda não compreendem o funcionamento do sistema eletrônico?
A falta de conhecimento sobre a operação do sistema eletrônico de cobrança de pedágio é o grande responsável pelo aumento das multas nos trechos rodoviários que adotaram o free-flow. Este modelo, que substitui as cabines de pedágio, funciona sem necessidade de redução de velocidade, utilizando um pórtico-instalado para leitura automática do veículo e cobrança da tarifa pelo sistema eletrônico. No entanto, os motoristas que não utilizam a tag de pagamento, que é um adesivo com código de barras instalado no veículo, são sujeitos a multa por evasão de pedágio, uma infração grave que pode resultar em cinco pontos na CNH e uma penalidade de R$ 195,23.
O free-flow é um sistema eletrônico de alta tecnologia que utiliza scanners 3D, radares, câmeras, leitores de placa e dados processados por inteligência artificial para identificar as características do veículo e registrar automaticamente o valor a ser pago. Quem não possui a tag necessita baixar um aplicativo para realizar o pagamento. Desde março de 2023, com a instalação dos primeiros pórticos que registram a passagem dos carros em três trechos da BR-101, sob concessão da CCR, o free-flow passou a ser utilizado em outras rodovias.
Este ano, o free-flow substituiu as cabines de pedágio em três rodovias estaduais do Rio Grande do Sul e foi adotado em outras duas rodovias paulistas. Para 2025, o sistema eletrônico de cobrança de pedágio será utilizado em rodovias movimentadas, incluindo a de maior tráfego do País, a Rodovia Presidente Dutra. A Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, vai instalar, até março, 21 pórticos entre os km 205, em Arujá, até o km 230, na chegada da capital paulista.
Um relatório divulgado em novembro, com o balanço de 20 meses de operação do free-flow no trecho fluminense sob concessão da CCR, revela que o tempo para pagamento da tarifa nas passagens pelos pórticos caiu drasticamente ao longo do tempo, passando de 54 dias em média em março de 2023 para 6 dias entre agosto e outubro deste ano. Este é um número relevante, considerando a região em que o free-flow está inserido, local em que as tags são utilizadas, na maioria dos casos, apenas para o pagamento de pedágio.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo