Ondas de quatro metros de altura atingirão o litoral peruano, de norte a sul, devido a um vento persistente no Pacífico Norte, próximo aos EUA, afetando desembarques costeiros, calçadões, praças, praias, barcos de pesca artesanal.
As fortes ondas que batem nos litorais centro e norte do Peru provocam danos significativos. Mais de 80 dos 121 portos do país foram fechados por causa das ondas.
Com ondas de até quatro metros de altura, os ventos aumentaram, causando inundação em calçadões e praças. As ondas também afetam os desembarques costeiros, provocando prejuízos significativos. A situação deve continuar por tempo ainda, com as ondas continuando a atingir as enseadas, causando danos à infraestrutura dos portos.
Previsão de Ondas Fortes no Peru
A Marinha do Peru prevê a continuidade de fortes ondas até o dia 1º de janeiro. Segundo o capitão da Marinha Enrique Varea, a anomalia é causada pelas fortes ondas vindas do hemisfério norte, que aumentarão em até três vezes a altura das ondas em algumas praias.
Origem das Ondas Fortes
O fenômeno é gerado em milhares de quilômetros de distância, na altura dos Estados Unidos, por um vento persistente na superfície do oceano pacífico norte que se aproxima de nossas costas. Esse vento é responsável por criar ondas de grande altura, que alcançam as praias e enseadas do litoral peruano.
Afetação às Atividades Marítimas
Devido às fortes ondas, o Peru havia anunciado o fechamento de 30 portos a partir desta sexta-feira, 27, e até a próxima quarta, 1º de janeiro de 2025. Agora, apenas 40 permanecem abertos. Além disso, os barcos de pesca artesanal e comércios próximos ao mar também foram afetados pelas ondas que inundaram calçadões e praças, provocando a fuga de moradores ribeirinhos.
Medidas de Segurança
O Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) recomendou a suspensão das atividades portuárias e pesqueiras, bem como a segurança dos navios e a retirada de pequenas frotas para o continente. O fenômeno, que deve durar até o início do próximo ano, vai afetar gradualmente diferentes zonas do litoral norte, centro e sul do país.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo