Maior nível da commodity em um mês, sustentado por potencial bloqueio marítimo global e redução da oferta de barris pela Opep, afetando preços do petróleo e transporte marítimo global no Estreito de Ormuz.
O mercado de petróleo experimentou uma forte alta nos preços nesta quinta-feira (3), impulsionada por temores de uma interrupção na oferta desse combustível essencial. As declarações do presidente americano Joe Biden, que analisa um possível apoio para que Israel ataque a infraestrutura de petróleo do Irã, contribuíram para essa alta.
Essa alta nos preços do petróleo pode ter um impacto significativo no mercado de óleo e outros derivados de petróleo, que são fundamentais para a economia global. Além disso, a possibilidade de uma interrupção na oferta de combustível pode afetar a produção e o transporte de mercadorias, o que pode levar a uma alta nos preços dos produtos. A incerteza é o maior inimigo do mercado e, por isso, os investidores estão atentos às notícias sobre o mercado de petróleo.
Preços do Petróleo Disparam
As cotações do petróleo fecharam em seu maior nível em um mês, impulsionadas pelo receio de ataque às instalações produtoras de petróleo iranianas e um potencial bloqueio ao transporte marítimo global com o fechamento do Estreito de Ormuz. Além disso, a redução da oferta de petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em 290 mil barris diários em setembro também contribuiu para o aumento dos preços.
O contrato futuro de Brent, referência mundial para o óleo, subiu 5,03% e fechou em US$ 77,62 por barril, enquanto o petróleo WTI, referência americana para o combustível derivado de petróleo, avançou 5,15% e fechou em US$ 73,92. Em uma semana, os preços do petróleo já subiram cerca de 10%, refletindo a incerteza e a volatilidade no mercado de óleo.
Infraestrutura de Petróleo em Risco
O receio de ataque às instalações produtoras de petróleo iranianas e o potencial bloqueio ao transporte marítimo global com o fechamento do Estreito de Ormuz também preocupa os investidores e os consumidores de petróleo. A infraestrutura de petróleo é fundamental para o abastecimento de combustível derivado de petróleo e óleo para o mercado global, e qualquer interrupção pode ter consequências graves para a economia mundial.
A redução da oferta de petróleo pela Opep em 290 mil barris diários em setembro também contribuiu para o aumento dos preços do petróleo. A Opep é um cartel de países produtores de petróleo que busca controlar a oferta de petróleo no mercado global para manter os preços estáveis. No entanto, a redução da oferta pode ter consequências negativas para a economia global, especialmente para os países que dependem fortemente do petróleo como fonte de energia.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo