No lançamento da ferramenta, na quinta-feira (11), proposta da Avaliação Contínua da Aprendizagem foi apresentada, funcionalidades detalhadas, termos garantidos.
O Ministério da Educação (MEC) apresentou uma nova plataforma de avaliação das aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental na quinta-feira, 11 de julho. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar professores e gestores escolares na análise do desempenho dos alunos.
Além disso, o MEC anunciou que a plataforma será uma importante ferramenta para aprimorar o acompanhamento do progresso educacional, fornecendo dados precisos e atualizados. Com essa nova ferramenta, espera-se uma maior eficiência no processo de tomada de decisões e no planejamento de ações pedagógicas.
Plataforma: Uma Ferramenta Essencial para a Educação
Representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC no projeto, apresentaram, durante um webinário, os critérios utilizados para a elaboração do monitoramento — denominado Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais — e detalharam as funcionalidades do sistema que disponibiliza seus resultados. Os resultados garantiam a qualidade do processo educacional e aprimoravam as práticas pedagógicas.
A ferramenta de avaliações é parte estruturante do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, uma política que assegura o direito humano à educação e à garantia das aprendizagens. Durante o evento, os detalhes da plataforma foram minuciosamente explicados, ressaltando a importância de seu papel na promoção do aprendizado contínuo.
O lançamento da plataforma compõe uma estratégia conjunta entre o Pacto e o Programa Escola das Adolescências, uma iniciativa que visa fortalecer a consolidação das aprendizagens. Os resultados apresentados durante o webinário evidenciaram a eficácia da plataforma em garantir o acesso a uma educação de qualidade.
As conversas foram iniciadas pelo coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB), Christy Pato. Ele enfatizou que a plataforma garantia a melhoria do processo educacional e contribuía para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Durante o evento, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, ressaltou a importância da plataforma no contexto educacional atual. Ela destacou que a plataforma proporcionava às redes de ensino a oportunidade de identificar as necessidades dos alunos e implementar intervenções pedagógicas adequadas.
A plataforma, composta por quatro sessões, já está disponível para uso. A primeira sessão fornece informações detalhadas sobre o Pacto e a Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais. A segunda sessão apresenta o cronograma da plataforma, com todas as datas importantes para os ciclos de avaliação e os cadastros necessários.
Na terceira sessão, os usuários têm a possibilidade de realizar o cadastro na ferramenta, utilizando seus perfis no gov.br. Secretários, diretores e professores podem se cadastrar e inscrever suas equipes, garantindo o acesso a todas as funcionalidades da plataforma. A última sessão fornece dados de monitoramento e uso da plataforma, evidenciando seu impacto positivo no processo educacional.
Participantes ilustres estiveram presentes no webinário de lançamento da plataforma, incluindo a secretária de estado adjunta de Educação de Minas Gerais e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Geniana Faria, e o dirigente municipal de Educação de Ibaretama (CE) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), José Silva. A presença dessas autoridades ressaltou a importância da plataforma como uma ferramenta essencial para a melhoria da educação em todo o país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo