ouça este conteúdo
Telemal facilita compartilhar termos: canal, telesaúde, qualidade, assistência, localidades, remotas, jornada, atendimento, resolutividade, atendimentos.
O Ministério da Saúde lançou um serviço de telesaúde direcionado aos profissionais que tratam pacientes com malária. Este recurso visa fornecer suporte e orientações especializadas sobre o diagnóstico e tratamento da malária.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por mosquitos infectados. É fundamental que os profissionais de saúde estejam bem informados sobre as melhores práticas para lidar com a malária e garantir um tratamento eficaz e oportuno para os pacientes afetados.
O serviço Telemal e a luta contra a malária
Denominado Telemal, o canal de telesaúde permite que especialistas compartilhem conhecimentos e ofereçam suporte para diagnóstico, tratamento e manejo clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas a profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agentes de saúde, microscopistas e gestores de saúde.
O lançamento da plataforma representa um avanço significativo na luta para a eliminação da malária no Brasil e outras doenças febris agudas com o uso da saúde digital. Esse tipo de serviço busca melhorar a qualidade da assistência prestada em localidades remotas, além de reduzir os custos com tratamento fora do domicílio, facilitar a jornada de atendimento dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], reduzir tempo de espera e aumentar a resolutividade dos atendimentos, particularmente para a Amazônia brasileira, informou o ministério.
Orientações especializadas via Telemal
O canal de telesaúde permite que profissionais de saúde envolvidos no manejo clínico da malária e de outras doenças febris agudas recebam orientações especializadas remotamente. O serviço é resultado de colaboração entre o Ministério da Saúde e especialistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Na rotina clínica assistencial, quando o paciente estiver com suspeita ou diagnóstico confirmado para malária, se o profissional de saúde apresentar dúvidas referentes ao manejo terapêutico indicado e, tanto o Guia de Tratamento da Malária quanto o aplicativo Malariatrat não as esclarecerem, este profissional poderá entrar em contato com o novo canal que fornecerá apoio às ações indicadas para cada situação, completou o ministério.
Serviço de suporte 24 horas do Telemal
O Telemal está disponível 24 horas por dia via mensagens de WhatsApp pelos números e (92) 99193-2649. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial. O contato por e-mail deve ser realizado pelo endereço.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo