ouça este conteúdo
Torcedor brasileiro sofreu com acréscimo de 830 minutos em torneios de futebol em Paris. Aplicação rigorosa de recomendação da Fifa em jogos masculino e feminino.
O fã de esportes do Brasil enfrentou, mais uma vez, os acréscimos nas Olimpíadas. Após testemunhar a equipe feminina resistir à França por 19 minutos na segunda etapa, foram 18 na conquista contra a Espanha, na semifinal. Essa situação leva o Brasil à disputa pela medalha de ouro com 114 minutos a mais incluídos pelo juiz.
Em meio ao desafio dos acréscimos, o tempo torna-se um fator crucial para as equipes. Cada minuto adicional pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota. Os atletas precisam estar preparados para lidar com esse elemento adicional e manter o foco até o apito final.
Acréscimos nos Jogos da Seleção Brasileira nas Olimpíadas
Ao todo, o time de Arthur Elias jogou cerca de 564 minutos em seus cinco jogos nas Olimpíadas. É quase o mesmo tanto do rival da final, os Estados Unidos, que chegam à decisão com 573 minutos, mas depois de passar por duas prorrogações no mata-mata.
Acréscimos nos Jogos do Brasil nas Olimpíadas:
Brasil 4 x 2 Espanha: 6|1ºT e 18|2ºT (24)
Brasil 1 x 0 França: 6|1ºT e 19|2ºT (25)
Brasil 0 x 2 Espanha: 10|1ºT e 20|2ºT (30)
Brasil 1 x 2 Japão: 5|1ºT e 11|2ºT (16)
Brasil 1 x 0 Nigéria: 10|1ºT e 9|2ºT (19)
Total: 37|1ºT e 77|2ºT (114)
Média: 7,4|1ºT e 15,4|2ºT (22,8)
Mais da vitória do Brasil:
+ Jenni Hermoso desdenha do Brasil: ‘Não joga futebol’
+ Kerolin abusa dos palavrões e vibra: ‘Nosso grupo é f…’
+ Gabi Portilho mira o ouro e promete: ‘Sarrada em baixo da Torre’
Os 114 minutos a mais representam ‘um jogo’ a mais para o Brasil, que fez suas cinco partidas nas Olimpíadas em um intervalo de 12 dias.
A seleção feminina tem uma média de 23 minutos de acréscimos na competição, ou seja, 11,5 por cada tempo. O exagero no tempo adicional é padrão no futebol de Paris 2024. Mas os jogos da seleção brasileira têm acréscimos acima da média. Até aqui, foram 830 minutos a mais em 54 partidas nos torneios masculino e feminino das Olimpíadas. Isso dá uma média de 15,37 minutos por jogo.
+ Veja o quadro de medalhas de Paris 2024
Acréscimos no Futebol das Olimpíadas 2024
FUTEBOL MASCULINO
498 minutos
30 jogos
Média de 16,6 minutos por jogo
FUTEBOL FEMININO
362 minutos
24 jogos
Média de 15 minutos por jogo
TOTAL
830 minutos
54 jogos
Média de 15,37 por jogo
A média aferida pelo ge, a partir dos dados disponibilizados pela Fifa, considera apenas o tempo normal das partidas, sem contar as prorrogações. Os 830 minutos representam nove jogos ‘a mais’ em tempo adicionado pelos árbitros.
+ Espanha x França é a final do futebol masculino; veja tabela
Por que tantos acréscimos? O que tem se visto na Olimpíada é a aplicação mais rigorosa de algo que ficou evidente desde a Copa do Mundo do Catar, em 2022: tudo o que for perda de tempo com substituições, atendimentos médicos, faltas, e checagens do VAR devem ser compensadas com tempo de acréscimo – sem importar quanto tempo seja acrescido ao jogo. Segundo o ge apurou, há uma preocupação especial com cera, com a demora para a reposição da bola e com tudo o que seja entendido como demora deliberada para reduzir o tempo de jogo. A ideia é combater essas artimanhas com a mensagem de que elas não terão efeito prático – porque o tempo supostamente ganho será acrescido ao final das partidas.
Brasil e Estados Unidos se enfrentam no próximo sábado, às 12 (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na final do futebol feminino das Olimpíadas. A decisão do bronze é nesta sexta, às 10h (de Brasília), em Lyon, entre Alemanha e Espanha.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo