O evento foi sobre o Programa Nacional de Livro Didático, que visa promover a diversidade cultural nas escolas através de obras literárias e materiais didáticos de qualidade, apoiado pela Secretaria de Educação Básica, subordinada à Coordenação de Materiais Didáticos, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma reunião técnica para discutir o edital do PNLD Literário Equidade. O objetivo é assegurar a inclusão de obras literárias que representem diferentes perspectivas em sala de aula.
Na ocasião, o FNDE apresentou o esboço inicial do edital do PNLD Literário Equidade, que visa promover a Equidade no acesso a obras literárias que atendam às necessidades de diferentes alunos. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é de extrema importância para garantir o acesso de todos os alunos ao livro e ao material didático de qualidade, independentemente da sua localização geográfica ou do seu status econômico. Portanto, a inclusão das obras literárias em diferentes perspectivas é um passo importante para assegurar que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade.
O PNLD: um programa nacional de livro para a educação básica
O PNLD (programa nacional do livro) é um dos programas mais importantes para o desenvolvimento da educação básica no Brasil, e sua aquisição é fundamental para garantir o acesso ao livro literário para todas as escolas de ensino fundamental e médio, bem como para a educação de jovens e adultos (EJA) e bibliotecas públicas e comunitárias. Com a colaboração de educadores e especialistas, o MEC e o FNDE pretendem impulsionar a aquisição de livros que reflitam a pluralidade da sociedade brasileira do ponto de vista de temas e autores, promovendo a inclusão no acesso ao livro literário.
Na reunião, a coordenadora-geral de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Raphaella Cantarino, observou que os editais anteriores não contemplavam materiais literários para garantir um foco específico na equidade. ‘A opção pela divisão é estratégica, pois facilita a avaliação e o planejamento pedagógico.Com isso, buscamos um processo completo, com início, meio e fim bem definidos’, afirmou ela, ressaltando a importância de um tempo adequado para a realização do projeto. Já a coordenadora de Materiais Didáticos do MEC, Jaqueline Melo, afirmou que o momento será um marco na história dos livros e materiais didáticos brasileiros.Segundo ela, o edital representa um avanço significativo no desenvolvimento de recursos literários que atendam às demandas de equidade educacional em todo o país.
A coordenadora-geral do PNLD no FNDE, Nadja Cézar, destacou a importância do tema: ‘Falar em equidade é algo que nos alegra, pois vemos um esforço coletivo em buscar justiça e atender à sociedade como um todo.Com muita alegria, iniciamos os trabalhos, agradecendo a presença de todos e reforçando o compromisso do FNDE e do Ministério da Educação com a inclusão. Queremos hoje apresentar as linhas gerais desse edital em construção e ouvir as contribuições para moldá-lo’. De acordo com o edital, a aquisição de obras literárias voltadas à equidade educacional e à diversidade cultural para o acervo de escolas de ensino fundamental e médio; da educação de jovens e adultos (EJA); e de bibliotecas públicas e comunitárias é fundamental para o PNLD.
Fonte: © MEC GOV.br
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