Vacinação garante imunização contra vírus associado a vários tipos de câncer, fortalecendo o sistema imunológico e produzindo anticorpos, especialmente importante para quem tem vida sexual ativa e busca hábitos saudáveis.
Cuidar da saúde é uma prioridade que, às vezes, acabamos deixando de lado, mas que é essencial para vivermos bem. Dentre as diferentes formas de zelar pelo nosso bem-estar, a proteção através da vacinação é uma das mais eficazes. E quando se trata da prevenção do câncer, existe uma opção que se destaca: a vacina contra o HPV.
A imunização contra o HPV é fundamental para a prevenção do câncer de colo do útero e de outras doenças relacionadas ao vírus. A vacina contra o HPV é uma ferramenta poderosa na luta contra essas doenças, oferecendo uma proteção eficaz e duradoura. Além disso, a prevenção do câncer através da vacinação é uma das melhores formas de garantir uma vida saudável e longa. A vacina é a chave para uma vida mais segura e saudável.
Entendendo a Vacina contra o HPV
A vacina contra o HPV é um importante recurso para a prevenção de vários tipos de câncer. Ela atua estimulando o sistema imunológico na produção de anticorpos, que protegem o organismo contra os vírus que podem causar esses tipos de câncer. A vacina é especialmente importante para aqueles que têm mais de 14 anos, pois não é gratuita pelo SUS, mas pode ser facilmente encontrada em farmácias como a Drogasil.
Tipos de Câncer que podem ser Prevenidos através da Vacinação
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção que está associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. Embora o aparecimento de lesões na pele, como as verrugas, seja comum em momentos de baixa imunidade, a vacina contra o HPV pode minimizar as chances de desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: Câncer de colo do útero, Câncer de garganta (orofaringe), Câncer anal, Câncer de pênis e Câncer vulvar e vaginal.
O contágio da infecção acontece, principalmente, através do contato sexual, incluindo relações vaginais, anais e orais. Durante o sexo oral, por exemplo, o vírus pode ser transmitido para a boca e a garganta, favorecendo o desenvolvimento de câncer de orofaringe. Por isso é tão importante que adolescentes se vacinem antes de iniciar a vida sexual, embora seja igualmente eficiente que adultos ainda não infectados com o vírus se vacinem para se proteger.
Além da vacinação, o meio mais eficaz de prevenção, esses tipos de câncer podem ser evitados por meio de hábitos de vidas saudáveis, como o uso de preservativos durante as relações sexuais, o término do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, a alimentação saudável e a realização de exames regulares.
Acesso à Vacina contra HPV
Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para: Meninas e meninos de 9 a 14 anos (dose única), Pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos (homens e mulheres), Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV e Pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) a partir de 2 anos.
É fundamental se vacinar contra o HPV para proteger a própria saúde e reduzir a disseminação do vírus para outras pessoas. Se você não faz parte do grupo de risco citado acima, converse com um profissional da saúde, procure uma farmácia próxima de você e conte com parceiras de todo dia da Drogasil para manter sua imunização em dia.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo