Conversa no 12º Webinário Nacional e Intersetorial do Programa Saúde na Escola abordou reorganização de espaços e calendário escolar, focando em meio ambiente, crise climática, queimadas, problemas de saúde e estratégias de resolução.
O Ministério da Educação (MEC) realizou, na sexta-feira, 27 de setembro, o 12º Webinário Nacional e Intersetorial do Programa Saúde na Escola, com o foco em crise climática e seus impactos na saúde e educação ambiental. O evento abordou a importância da conscientização sobre a crise climática e a necessidade de ações concretas para mitigar seus efeitos.
Durante o webinário, foram discutidas as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente, que têm levado a catástrofes climáticas cada vez mais frequentes e intensas. Além disso, foram apresentadas estratégias para promover a educação ambiental nas escolas e envolver os estudantes na luta contra a crise climática. É fundamental que as escolas sejam espaços de aprendizado e ação para proteger o planeta.
Crise Climática: Desafios para a Educação
O encontro promoveu um debate aprofundado sobre os impactos das queimadas na educação, com foco na reorganização dos espaços e do calendário escolar, considerando os problemas de saúde que podem ser ocasionados pela poluição do ar. A crise climática é um desafio que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a educação.
‘Assim como a pandemia, as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente também trazem questões de gestão dos sistemas de ensino e do cotidiano pedagógico’, disse o coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica, Christy Pato. ‘Catástrofes climáticas, como as queimadas que estamos passando e as enchentes pelas quais o Rio Grande do Sul passou, exigem estratégias de resolução que levem em consideração os contextos e as dificuldades específicas.’
Impactos da Crise Climática na Educação
Os temas discutidos no evento foram ‘O impacto do desequilíbrio ambiental nos territórios saudáveis’; ‘O impacto da qualidade do ar no meio ambiente’; ‘Educação ambiental na educação integral: potencial pedagógico e desafios frente aos extremos climáticos’; e ‘O papel da escola no letramento ambiental’. Esses temas destacam a importância de abordar a crise climática na educação, considerando os impactos na saúde e no meio ambiente.
Participantes do evento incluíram especialistas em saúde, meio ambiente e educação, como Paulo Saldiva, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Kátia Souto, coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde; e Cayssa Marcondes, coordenadora-geral de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A presença desses especialistas destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar a crise climática.
Estratégias de Resolução
A crise climática exige estratégias de resolução que levem em consideração os contextos e as dificuldades específicas. A educação ambiental é fundamental para preparar os estudantes para enfrentar os desafios da crise climática. A escola tem um papel importante no letramento ambiental, promovendo a conscientização e a ação em relação à crise climática.
A crise climática é um desafio que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a educação. É fundamental abordar essa questão de forma interdisciplinar, considerando os impactos na saúde e no meio ambiente. A educação ambiental é fundamental para preparar os estudantes para enfrentar os desafios da crise climática.
Fonte: © MEC GOV.br
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