Eleito presidente do Flamengo, BAP tem o plano A para assumir José Boto como diretor de futebol, focando no departamento de futebol-sul-americano e atração de jogador-brasileiro
O futebol é uma grande parte da identidade do Flamengo, e é natural que Luiz Eduardo Baptista, agora eleito presidente do clube, tenha sua atenção voltada para o departamento de futebol no início de seu mandato.
Com uma nova visão e objetivos claros, BAP trará uma nova era para a equipe, promovendo mudanças estratégicas para melhorar o desempenho nos campos de futebol. O diretor será responsável por liderar a equipe e garantir que as mudanças implementadas sejam efectivas e trazem resultados positivos para o Flamengo.
Diretor de Destaque
O Flamengo se prepara para uma mudança significativa com a contratação de um novo diretor, e o nome de José Boto surge como prioridade. O dirigente português, conhecido por sua habilidade em trazer jogadores brasileiros para a Europa, despistou sobre o acordo quando questionado pela ESPN.
Estratégia de Contratação
Boto tem contrato com o Osijek, da Croácia, até dezembro de 2026, mas sua atenção sempre esteve voltada para o Brasil. Embora nunca tenha trabalhado no país, ele tem uma compreensão profunda do futebol brasileiro e sua capacidade de identificar talentos locais é reconhecida.
Habilidades Provenientes da Europa
Como chefe do departamento de scout e depois como diretor esportivo do Benfica, Boto ganhou projeção por sua capacidade de descobrir jogadores com potencial. Ele indicou nomes como David Luiz, Ramires e Ángel Di María, que mais tarde se tornaram estrelas na Europa. Além disso, ele participou do processo de transição de João Cancelo, João Félix e Bernardo Silva da base para o time de cima.
Experiência no Futebol Sul-Americano
Após 10 temporadas no Benfica, Boto assumiu a função de diretor de scout e esportivo do Shakhtar Donetsk. Na Ucrânia, ele continuou com o olhar para o futebol brasileiro e participou das contratações de Marcos Antônio e Mateus Tetê antes mesmo de estrearem profissionalmente no Athletico-PR e no Grêmio, respectivamente.
Participação em Programas de Futebol
Em 2020, quando estava no Shakhtar, José Boto participou do programa Bola da Vez, da ESPN, e não economizou elogios aos jogadores brasileiros. Ele destacou a completude dos jogadores brasileiros e a importância de desenvolver a intensidade para jogar na Europa.
Oportunidade de Trabalhar no Flamengo
Conhecedor do futebol brasileiro, José Boto tem a oportunidade de trabalhar pela primeira vez no país. As conversas com o Flamengo estão em andamento, e o martelo pode ser batido a qualquer momento. A contratação de Boto seria uma oportunidade para o clube melhorar sua equipe e competir de maneira mais eficaz no futebol sul-americano.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo