Amazonas e Botafogo-SP ganharam posição no campeonato brasileiro, enquanto Santos e Ceará perderam mais no desempenho das equipes da confederação brasileira de futebol.
O Amazonas e o Botafogo-SP foram os principais beneficiados ao subir na tabela da CBF, que é divulgada mensalmente pela Confederação Brasileira de Futebol, e o ranking é utilizado para determinar a classificação de times brasileiros em competições internacionais, bem como a distribuição de recursos financeiros para os clubes de futebol.
Entre os 40 times que disputaram as séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2024, o Amazonas e o Botafogo-SP foram os que mais subiram no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A classificação foi divulgada após uma série de rebaixamentos e promoções nas séries A e B da competição. O Amazonas alcançou a série A pela primeira vez na história do clube.
Ranking da CBF: Mudanças Significativas no Liderança do Futebol Brasileiro
O ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revela mudanças significativas nas cotas de liderança dos times do futebol brasileiro, com o Flamengo continuando a liderar o ranking por mais um ano consecutivo. A entidade responsável pelo ranking, porém, apresenta uma visão mais detalhada sobre as séries A e B, com o Athletico-MG se destacando como o time que mais melhorou na sua cotação, subindo 57 posições e alcançando a 66ª colocação com 1.540 pontos.
Ranking da CBF: Desempenho das Equipes nas Competições
O desempenho das equipes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos é a base do cálculo do ranking. Cada ano é pesado de acordo com a importância da competição, com a mais recente tendo peso maior. Nesse contexto, o Botafogo foi o que mais subiu no topo-10 do ranking, ganhando seis lugares, enquanto o Athletico-PR e o Grêmio perderam cada um dois lugares.
Classificação do Ranking da CBF: Consequências para os Times
A classificação para a Série B de 2025 é outro assunto que o ranking da CBF aborda. O Athletico-MG, que foi o melhor em sua divisão ao conquistar o acesso, ganhou 57 posições e se destacou em relação a seus rivais. A Ferroviária, que também foi promovida, ganhou cinco posições e agora é a 65ª colocada, com 1.542 pontos. Outros clubes que se classificaram para a Série B foram o Volta Redonda, que ganhou uma posição e é o 47º, com 3,47 pontos, e o Remo, que perdeu três lugares e é o 44º, com 3.242 pontos.
Ranking da CBF: Notícias Importantes de Séries A e B
Séries A e B do futebol brasileiro tiveram suas cotas de liderança alteradas no ranking da CBF. Flamengo e São Paulo lideram as séries A e B. Corinthians foi o time que mais subiu, ganhando duas posições, e o Palmeiras perdeu uma. São essas as mudanças mais importantes que o ranking da CBF revela sobre o futebol brasileiro atualmente.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo