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Evento sobre educação em emergências encerra com Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e ações contra mudanças climáticas.
Grupos do Ministério da Educação (MEC) estiveram presentes nesta sexta-feira, 21 de junho, no encerramento do ‘Seminário Nacional Direito à Educação e Garantia das aprendizagens em Situações de Emergência e Pós-Emergência’. O evento, que teve início na quinta-feira, 20 de junho, aconteceu no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).
No segundo dia do seminário, os participantes puderam compartilhar ensinamentos e trocar saberes sobre estratégias eficazes para garantir as aprendizagens em momentos desafiadores. A importância do diálogo e da cooperação entre os diferentes atores da educação foi destacada, fortalecendo assim o compromisso com a qualidade do ensino e a promoção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento pleno dos estudantes.
A importância das aprendizagens na recuperação dos níveis de conhecimentos
Além disso, as discussões também abordaram transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube. No último dia, o encontro abordou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. O evento, iniciado na quinta-feira, teve como foco a recuperação dos níveis de aprendizagens e a superação dos impactos provocados pela pandemia da covid-19 no cenário educacional brasileiro.
O Pacto, que envolve a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), busca promover a recuperação dos níveis de conhecimentos. Na Secretaria de Educação Básica (SEB), a Coordenação-Geral de Estratégia da Educação Básica desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da política.
Durante o evento, a coordenadora-geral da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Liliane Garcez, destacou a importância de aprender com os alunos para transformar a educação. Ela ressaltou que as aprendizagens dos estudantes devem se tornar parte integrante do ambiente escolar, contribuindo para a melhoria contínua do sistema educacional.
‘A recomposição das aprendizagens não se limita apenas aos alunos, mas também reflete diretamente nas escolas e na educação brasileira como um todo. É essencial que as lições aprendidas sejam incorporadas de forma consistente no contexto escolar, promovendo uma visão comum de direitos e deveres’, enfatizou Garcez.
Para garantir a eficácia da política educacional, o representante da Secadi, Lucas Fernandes Hoogerbrugge, ressaltou a importância da participação de todas as partes envolvidas no processo. Ele destacou que a colaboração entre nação, estados e municípios é fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos e superar os desafios educacionais.
O evento também abordou a questão das mudanças climáticas, especialmente após os recentes impactos causados pela enchente no Rio Grande do Sul. Diversos especialistas compartilharam suas experiências e perspectivas sobre o tema, ressaltando a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esse desafio global.
Alexsandro do Nascimento, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, destacou que as mudanças climáticas são um problema coletivo que exige a colaboração de todos. Ele enfatizou a importância de reconhecer o papel da sociedade na criação dessas condições e a necessidade de uma abordagem colaborativa para encontrar soluções efetivas.
O evento contou com a participação de diversos representantes de instituições educacionais e órgãos governamentais, incluindo presidentes estaduais da Undime, secretários do Consed, membros de conselhos estaduais e municipais de educação, entre outros. O seminário proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da educação em contextos emergenciais e o direito fundamental à aprendizagem.
Fonte: © MEC GOV.br
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