Crianças de 9 anos usam redes sociais, apesar de restrições de idade. Levantamento ouviu jovens de 9 a 17 anos e seus pais sobre situações ofensivas online.
No Brasil, a maioria das crianças e adolescentes que navegam na internet tem perfis em plataformas de redes sociais, como WhatsApp, Instagram, TikTok e YouTube. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, divulgada recentemente, 83% desses jovens usuários da internet estão presentes nesses ambientes virtuais.
Essa presença online é um reflexo da importância da rede de contatos e da interação social na vida desses jovens. Além disso, a web oferece uma variedade de oportunidades para que eles se expressem e compartilhem suas ideias e interesses. No entanto, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos ao uso que os filhos fazem da internet e da rede online, para garantir uma experiência segura e saudável.
A Internet e as Crianças: Um Estudo Revelador
A internet é um mundo vasto e complexo que atrai cada vez mais crianças e adolescentes. De acordo com uma pesquisa recente, 60% das crianças de 9 a 10 anos que estão online têm conta em pelo menos uma rede social, apesar de as principais plataformas afirmarem que não aceitam usuários com menos de 13 anos. Isso levanta questões sobre a segurança e o controle parental na web.
A pesquisa também revelou que 8% dos adultos acreditam que a criança ou o adolescente pelo qual são responsáveis tenha vivido situação incômoda na internet. No entanto, entre os jovens, o índice é maior: 29% dos usuários de 9 a 17 anos relatam ter passado por situações ofensivas, que não gostaram ou chatearam na rede. Isso sugere que as crianças e adolescentes estão mais expostos a conteúdo inadequado e comportamentos online negativos.
Como as Crianças Lidam com Situações Ofensivas Online
Entre os jovens de 11 a 17 anos que passaram por situações ofensivas, 31% afirmam ter contado para pais ou responsáveis, 29% para amigos da mesma idade e 17% para irmãos ou primos. No entanto, outros 13% relataram não ter falado para ninguém sobre a situação. Isso destaca a importância de criar um ambiente seguro e de confiança para que as crianças e adolescentes possam compartilhar suas experiências online.
A pesquisa também revelou que 93% da população de 9 a 17 anos no Brasil usa a internet. Além disso, 98% acessam a rede pelo celular, mas só 37% acessam pelo computador. Isso sugere que a internet móvel é a principal forma de acesso para as crianças e adolescentes.
Outros Dados Interessantes sobre Crianças e Adolescentes Online
A pesquisa também revelou que:
* 71% usam o WhatsApp todos os dias ou quase todos os dias – o índice é de 66% para o YouTube, de 60% para o Instagram e de 50% para o TikTok;
* 30% já tiveram contato pela internet com alguém que não conheciam pessoalmente;
* 24% tentaram passar menos tempo na internet, mas não conseguiram.
A TIC Kids Online Brasil 2024 é feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) a partir de entrevistas face-a-face com 2.424 crianças e adolescentes e 2.424 pais ou responsáveis, entre março e agosto de 2024.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo