Encontros nos dias 18 e 19 de novembro, em busca de soluções ágeis para os desafios da educação básica no Arquipélago, com a articulação de parceiros públicos e privados, no Gaepe, através de fórum, formação docente.
O Ministério da Educação (MEC) está presente nos eventos do 2º Fórum Gaepe do Arquipélago do Marajó, localizado no Pará. O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe) do Arquipélago foi instalado em junho de 2022, como uma estratégia voltada a propor soluções ágeis e eficazes para os desafios da educação básica dos 17 municípios que formam a região.
Com a meta de melhorar a educação em todo o território nacional, o Gaepe visa fortalecer a educação com ações estratégicas e conjuntas, incluindo oficinas de trabalho, reuniões técnicas e seminários que discutem projetos de educação que visam impulsionar os avanços na área. A participação do MEC é fundamental para que a iniciativa seja bem-sucedida e que os 17 municípios do arquipélago do Marajó acrescentem mais a eficiência na implementação da educação.
O diálogo entre o poder público e a sociedade civil
A melhoria da educação no Arquipélago de Marajó é tema de grande relevância e objetivos claros, segundo o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC, Maurício Holanda. ‘É um evento muito importante, pois visa melhorar a educação e superar os desafios educacionais da região.’ A Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) tem realizado ações junto aos sistemas de ensino para estados e municípios receberem apoio técnico em agendas estratégicas do Plano Nacional de Educação (PNE). Com essa finalidade, o secretário Maurício Holanda apresentou, no 2º Fórum Gaepe, uma palestra sobre articulação intersetorial e valorização dos professores. Em sua explanação, o secretário mostrou dados sobre valorização dos professores, indicando perspectivas para os próximos anos. Na ocasião, a Sase também pactuou atividades de apoio para o planejamento educacional com todos os municípios do Arquipélago do Marajó em 2025. De acordo com o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Lourival Martins, trabalhar o aspecto da formação de professores e da alfabetização na região é um desafio. ‘Essas duas questões são de extrema importância para a melhoria da educação básica, onde se busca a democratização do saber, da cultura e da dignidade de vida para todos. Por isso, o papel do MEC — em parceria com a Universidade Federal do Pará [UFPA] e com este Fórum — na formação de professores alfabetizadores na região marajoara é tão essencial.’
Os desafios educacionais da região são discussos em mesas-redondas e discussões estratégicas no Fórum, visando fortalecer a articulação entre órgãos públicos e apresentar avanços nos projetos de educação básica. São discutidos, por exemplo, a necessidade de ações integradas para o combate à evasão escolar e o impacto de programas como o ‘Luz para Todos’ nas escolas rurais. A SEB participou das programações para debater o Programa Escolas Conectadas e a formação de professores de turmas multisseriadas, bem como para divulgar os avanços alcançados. Mais especificamente, foi tratada a ampliação do acesso à energia elétrica e à conectividade em Marajó. A SEB também faz parte de um grupo de trabalho com representantes do Gaepe e dos municípios a fim de discutir esses temas. De acordo com a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Dal Fabbro, o MEC vem trabalhando com os municípios do Marajó para melhorar o diagnóstico completo das escolas da região. ‘Estamos entendendo os seus desafios específicos e temos trabalhado para priorizar o atendimento de energia elétrica e conectividade na região no âmbito da Enec [Estratégia Nacional de Educação para a Competitividade].’
Parcerias estratégicas para o desenvolvimento da educação
A realização de ações conjuntas entre instituições do poder público e da sociedade civil é fundamental para o sucesso da educação no Arquipélago de Marajó. A Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) está trabalhando para fortalecer a parceria entre os sistemas de ensino e os órgãos públicos, com o objetivo de melhorar a educação básica na região. A Sase tem realizado várias ações para apoiar o planejamento educacional dos municípios do Marajó, visando superar os desafios educacionais da região. O secretário Maurício Holanda apontou que ‘a melhoria da educação no Arquipélago de Marajó requer ações conjuntas entre os órgãos públicos e a sociedade civil’. A parceria entre o MEC e a Universidade Federal do Pará (UFPA) é fundamental para a formação de professores alfabetizadores na região marajoara.
Desafios e soluções para a educação básica
A educação básica é um dos principais desafios da região de Marajó. De acordo com o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Lourival Martins, a formação de professores e a alfabetização são questões de extrema importância para a melhoria da educação básica. ‘Essas duas questões são de extrema importância para a democratização do saber, da cultura e da dignidade de vida para todos.’ O papel do MEC na formação de professores alfabetizadores na região marajoara é essencial. A SEB também participou das programações para debater o Programa Escolas Conectadas e a formação de professores de turmas multisseriadas, bem como para divulgar os avanços alcançados. A ampliação do acesso à energia elétrica e à conectividade em Marajó é outro tema que foi tratado. A SEB faz parte de um grupo de trabalho com representantes do Gaepe e dos municípios para discutir esses temas.
Fonte: © MEC GOV.br
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