Encontros ocorrem nos días 4, 5 e 6 de dezembro em Florianópolis (SC). Divulga-se Proposta do Novo Plano Nacional de Educação e discute-se criação da Rede de Apoio Técnico para elaboração de Planos, Estratégia de Cooperação Técnica, Decenais de Educação.
Em novembro, o Ministério da Educação (MEC) organizará o Encontro da Região Sudeste de Estratégia para Cooperação Técnica em Florianópolis (SC).
Organizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o evento visa trazer conhecimentos, estratégias e metodologias de ensino com foco na Educação, em especial em Estratégia para Cooperação Técnica, e no Planos Decenais de Educação. No encontro, várias discussões sobre Educação e o futuro do ensino em nossas escolas serão debatidas, fomentando a reflexão em torno do Plano de Desenvolvimento para o desenvolvimento de soluções eficazes em Educação.
Revitalizando a Educação: Uma Estratégia de Cooperação para o Futuro
Realizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e os Sistemas de Ensino (Sase), o evento visa divulgar propostas para um Novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), que tramita no Congresso Nacional. O encontro também objetiva fortalecer a apropriação de dados e informações; promover oficinas para formação e vivência dos participantes em metodologia de planejamento; e discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação.
A Importância de uma Estratégia de Cooperação
‘Estamos trabalhando com pessoas de todos os estados da Região Sul, reunindo representantes das instâncias atuantes na elaboração de um plano de educação nos estados e nos municípios’, disse o secretário da Sase, Maurício Holanda. ‘A ideia é que grupos de trabalho se formem nos estados para organizarem o processo de diagnóstico, de elaboração e de participação social, constituindo-se como uma espécie de grupo de governança para a construção dos planos decenais.’
Técnicas de Planejamento para um Futuro Sustentável
Para o coordenador-geral de Planos Decenais de Educação da Sase, Celso Vallin, ‘é preciso pensar no Brasil com o Plano Nacional da Educação, mas também pensar na educação que fazemos hoje e na que conseguiremos fazer daqui a 10 anos em cada estado e município desse país continental, levando em conta os diversos cenários e necessidades locais e buscando reduzir as desigualdades’.
Informações Técnicas para a Construção de Planos
Alvana Maria Bof, coordenadora-geral de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), explicou que a autarquia participa dos encontros apresentando dados e estatísticas. Estes podem auxiliar os estados e municípios a realizarem seus diagnósticos e analisarem questões educacionais a serem consideradas no próximo plano decenal.
Participação para um Futuro Melhor
Participam do encontro dirigentes e secretários de educação municipais e estaduais, além de representantes do MEC; do Inep; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); do Fórum Nacional de Educação (FNE); dos Fóruns Estaduais de Educação de cada estado da região; dos Fóruns Municipais de Educação; da Rede de Intersetorialidade com a Educação da região; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede); e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). A reunião faz parte de uma série de encontros que serão realizados até dezembro nas cinco regiões do país, além de encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo