Pequenas mudanças renovam ambientes após uma estação cinza. Adicione um toque natural com plantas para melhorar a qualidade do ar e a sensação de bem-estar.
A chegada da primavera é um momento ideal para renovar a decoração da sua casa e as plantas são uma ótima opção para dar um toque de frescor aos ambientes. Com a chegada da estação, que começou no domingo (22), é possível criar um novo visual sem precisar fazer grandes mudanças. As plantas são uma ferramenta versátil e podem ser usadas em diferentes estilos de decoração.
Para criar um ambiente aconchegante e cheio de vida, é importante escolher as plantas certas. As suculentas e os cactos são ótimas opções para quem não tem muito tempo para cuidar delas, pois são fáceis de manter e podem sobreviver com pouca água. Já as orquídeas são uma escolha mais sofisticada e podem adicionar um toque de elegância aos ambientes. Além disso, é importante lembrar que as flores também podem ser usadas para criar um ambiente mais alegre e vibrante. Lembre-se de que a escolha certa de plantas pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa.
Transformando o Ambiente com Plantas
A escolha das plantas certas pode revolucionar o ambiente e criar uma atmosfera leve, acolhedora e cheia de vida. Além disso, é fundamental considerar a beleza natural que elas trazem, bem como a funcionalidade, o estilo e o cuidado que cada uma demanda, comenta a arquiteta e decoradora Rose Chaves. A adoção de plantas na decoração também vai trazer vida e frescor ao imóvel, acredita Hélio Pereira, CEO da startup Decore Certo. ‘E para dar praticidade nos cuidados, escolha as de fácil manutenção, como suculentas, cactos e samambaias, que além de decorar, melhoram a qualidade do ar e trazem um toque natural ao espaço’, defende.
Plantas e Flores para a Primavera
Trazendo a natureza e flores da estação para dentro de casa ajudará a embelezar o ambiente e promover uma sensação de bem-estar. À convite do Estadão Imóveis, especialistas indicaram as 5 melhores plantas e flores para decorar sua casa nesta primavera. Uma das opções é a Orquídea Wanda, que traz um toque de elegância e é perfeita para interiores com boa iluminação indireta, garante Chaves. Por outro lado, Pereira afirma que as Orquídeas trazem um ar de requinte e são ideais para adicionar um toque luxuoso à sala de estar, escritório ou ao quarto.
Cuidados Especiais para as Plantas
A paisagista Mônica Costa sugere que a Orquídea seja pendurada ou disposta em suportes, em lugares com luz indireta intensa. ‘Evite a luz solar direta, que pode queimar as flores‘, sugere. Além disso, ela orienta que a planta seja regada a cada dois ou três dias, mergulhando em água por 10 a 15 minutos. ‘É importante que a água drene bem, evitando o acúmulo nas raízes. A orquídea Wanda aprecia ambientes úmidos, então borrifar água nas folhas pode ajudar, especialmente em climas secos’.
Outras Opções de Plantas
Outra opção é a Lavanda, que é cobiçada por conta do seu aroma, que ajuda a trazer relaxamento e a diminuir o estresse, diz Pereira. ‘É a planta perfeita para criar um ambiente calmo e acolhedor, ideal para áreas onde você quer promover relaxamento e qualidade do sono’, acredita. Além disso, as cores roxas vibrantes adicionam uma sensação de frescor e vivacidade, enquanto o cheiro cria uma atmosfera reconfortante. Para a Lavanda, o ideal é integrar próximo de janelas ensolaradas, em varandas ou nos jardins. ‘A flor gosta de luz solar direta, então procure um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia’, defende Costa.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo