Juha Kanerva, do Ilta-Sanomat, admite erro técnico ao não incluir o brasileiro no top 10 da premiação que elegeu Rodri como melhor do mundo, votação detalhada da bola.
O brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, não foi citado por nenhum eleitor finlandês nas eleições da Bola de Ouro 2024, que foram divulgadas recentemente pela revista France Football. Neste contexto, Vinícius Júnior, que esteve presente no top 10 da votação organizada pelo Ilta-Sanomat, um dos jornalistas mais respeitados da Finlândia, teve uma votação ainda mais marcante, ficando na décima posição.
Enquanto o brasileiro se destacava na lista, o jornalista finlandês Juha Kanervado, do Ilta-Sanomat, ficou conhecido por não mencionar o jogador do Real Madrid no top 10 da sua classificação. Neste cenário, o não reconhecimento pelo japonês Eiji Kawashima, primeiro colocado, resultou em uma maior atenção para o fato.
Renúncia ao Júri da Bola de Ouro
O jornalista, que anteriormente havia se comprometido a participar do júri da Bola de Ouro, anunciou sua renúncia. Ele justificou sua decisão, afirmando que não desejava mais participar do processo de votação, especialmente considerando o resultado obtido pelo brasileiro Vinicius Junior.
Diferença entre Rodri e Vinicius Junior
A pequena diferença entre os dois finalistas, Rodri e Vinicius Junior, chamou a atenção. A contagem final revelou que Rodri conquistou 1.170 pontos, enquanto Vinicius Junior teve 1.129 pontos, apenas 41 pontos de diferença.
Avaliação do Jornalista Bruno Porzio
O jornalista do El Salvador, Bruno Porzio, que não colocou Vinicius Junior no top 10, elogiou o volante Rodri por sua realização. Ele afirmou que considera o fair play como seu primeiro critério e que Rodri se destacou como um jogador decisivo. Além disso, ele elogiou o desempenho de Bellingham, Haaland e Kroos.
Ranking da Bola de Ouro 2024
O ranking final da Bola de Ouro 2024 foi divulgado. O vencedor foi Rodri, do Manchester City, com 1.170 pontos, seguido de perto por Vinicius Junior, do Real Madrid, com 1.129 pontos. O terceiro lugar foi ocupado por Bellingham, do Real Madrid, com 917 pontos.
Detalhes da Votação
Além do vencedor, outros jogadores destacaram-se na votação. O brasileiro Vinicius Junior não foi considerado pelos jornalistas Bruno Porzio e Juha Kanervado, que optaram por outros jogadores. O finlandês Juha Kanervado colocou Rodri em primeiro lugar, Haaland em segundo e Bellingham em terceiro, deixando o brasileiro fora da lista. Os outros dois jornalistas que não colocaram Vinicius Junior no top 10 foram Bruno Porzio, de El Salvador, e Sheefeni Nikodemus, da Namíbia.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo