Paraná receberá último leilão de ativos mais disputados do ano com R$ 62,5 bilhões em investimentos para 2024, garantindo a consolidação do setor.
O País está prestes a encerrar mais uma temporada de leilões de concessão rodoviária com um recorde de novos contratos e investimentos, o que reforça a posição das concessões rodoviárias como um dos ativos mais disputados na área de infraestrutura. Destaque para o Lote 6 de rodovias integradas do Paraná, que será leiloado pela décima vez no ano na B3, em São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro.
Com a disputa do Lote 6, o mercado de concessões rodoviárias no País já contará com 27 contratos de concessão rodoviária firmados em 2021. Os investimentos iniciais para os novos contratos de concessão rodoviária ultrapassam R$ 40 bilhões e os projetos contemplam a gestão de mais de 6.500 quilômetros de rodovias do Brasil. A grande disputa por novos contratos de concessão rodoviária afeta todas as classes de investidores, desde os fundos de investimento até os fundos de pensão, marcando uma relevância crescente desses ativos na estratégia de investimentos da governança corporativa.
Treinando o Investimento: O Futuro do Setor
A história dos investimentos em rodovias federais e estaduais é marcada por momentos de grande destaque, especialmente quando se trata de leilões de concessões. Até agora, foram seis leilões de rodovias federais e três de rodovias estaduais em São Paulo, resultando em investimentos significativos, incluindo os R$ 12,6 bilhões que o vencedor do Lote 6 do Paraná vai aportar, o maior valor do ano.
Desafios e Oportunidades no Investimento
Um dos principais pontos de destaque agora é a expectativa de que os leilões de concessões sejam ainda mais disputados em 2025, com um aumento superior a 50% na oferta de rodovias, principalmente federais, e novas opções de contratos. Isso deve atrair uma nova geração de investidores, com apetite de investir em diferentes perfis, aumentando assim a capacidade de aportar recursos para o setor.
O Investimento em Rodovias Federais: Uma Perspectiva Optimista
Com um pipeline de investimentos em rodovias federais previsto para 2025, os investimentos devem atingir cerca de R$ 100 bilhões. O Ministério dos Transportes projeta realizar 15 leilões de concessão de rodovias federais em 2025, com seis apenas no primeiro semestre, somando investimentos de R$ 32,5 bilhões.
Leilões, Concessões e Investimentos: O Modelo de Concessões Light
O governo federal está explorando novas formas de licitação, como as chamadas ‘concessões light’ de rodovias federais. Esse novo modelo visa rodovias de menor tráfego, com contratos mais curtos de 10 anos, e foco na manutenção das estradas. As ‘concessões light’ também prevêem uma tarifa de pedágio menor, sem a obrigação de oferecer serviços como guincho ou ambulância.
Investidores e Leilões: Novas Oportunidades
O modelo de ‘concessões light’ deve atrair uma nova camada de investidores, diferentes dos que costumam participar de licitações de longo prazo, que exigem aportes mais significativos. Pelos menos sete das 15 concessões rodoviárias previstas pelo governo federal em 2025 devem entrar nesse lote.
Investimentos em Rodovias: A Renegociação de Contratos de Concessões
Outra prioridade do ministro dos Transportes, Renan Filho, é a renegociação de contratos de concessões em curso. Esse processo visa garantir a modernização de contratos para corrigir defasagens técnicas e financeiras, especialmente em contratos ‘estressados’, aqueles com obras paralisadas e obrigações suspensas. O objetivo é repactuar 14 contratos até 2026, com supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Consolidação do Setor: O Futuro dos Investimentos
Ewerton Henriques, sócio-diretor da SH Consultoria, acredita que o pipeline de investimentos privados em infraestrutura deve continuar forte, com a perspectiva de leilões de concessões previstas para 2025.
Fonte: @ NEO FEED
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