O quarto das páginas web entre 2013 e 2023 não existe mais.
Imagine estar conectado à internet e reviver o que acontecia nas épocas antigas, como Roma Antiga. Na verdade, os arqueólogos descobriram no local as previstas evidências que os moradores comeiam frutas frescas, queijos, pães e bebidas com álcool, bebidas sem álcool, e até mesmo a cerveja.
Na época da Roma Antiga, como é o caso de Pompeia, os arqueólogos encontraram fragmentos de mosaicos, que revelaram o que os moradores costumavam comer no café da manhã, como frutas frescas, queijos, pães e bebidas. Essas redes de informação antigas nos permitem mergulhar naquela época e descobrir como os computadores do passado eram constituídos. O café da manhã era uma das principais refeições do dia, ainda que houvesse outras. O ciclo da vida, como o chamavam os antigos, incluía o café da manhã, e ainda o almoço, o jantar da noite, e uma pequena refeição para a madrugada. E, de fato, a rede mundial de computadores não foi criada, mas, sim, os arqueólogos estão combinando essas informações em uma web para os estudantes, como se estivessem navegando pela internet.
Memórias da Era Digital
A Internet é um tesouro escondido no coração da Web, contendo segredos sobre a vida social na era vitoriana. Cartas e romances antigos revelam quais eram as pessoas mais adoradas ou odiadas do Reino Unido no passado. Mas, infelizmente, os historiadores do futuro podem enfrentar desafios para entender nossa forma de vida digital no início do século 21.
O Digital Riscos de Apagar a História
A combinação da nossa forma de vida digital com a falta de esforços oficiais para arquivar as informações que o mundo produz hoje em dia pode apagar a nossa história. No entanto, um grupo informal de organizações vem combatendo as forças da entropia digital. Muitas delas são operadas por voluntários, com pouco apoio institucional.
A Importância do Internet Archive
O Internet Archive é o maior símbolo da luta para salvar a Web. Com sede em São Francisco, Califórnia, criado em 1996 como um projeto apaixonado do pioneiro da Internet Brewster Kahle, a organização criou o que pode ser o mais ambicioso projeto de arquivo digital já realizado. São 866 bilhões de páginas web, 44 milhões de livros, 10,6 milhões de vídeos com filmes e programas de televisão – e muito mais.
Arquivando o Passado para o Futuro
As coleções do Internet Archive e outros grupos similares são o que temos para evitar a amnésia digital. ‘Os riscos são muitos’, afirma Mark Graham, diretor da Wayback Machine – uma ferramenta do Internet Archive que coleta e armazena cópias de websites para a posteridade. ‘O mais importante é que as instituições falham, as empresas fecham. As organizações jornalísticas são devoradas por outras organizações jornalísticas ou saem do ar.’
Problemas Técnicos e Jurídicos
O Internet Archive e organizações similares enfrentam ameaças financeiras, dificuldades técnicas, ciberataques e batalhas jurídicas geradas por empresas que não gostam da ideia de ver cópias da sua propriedade intelectual disponíveis gratuitamente. Mesmo com todos os feitos já realizados, o projeto de salvar a Internet pode ser tão volátil quanto o próprio conteúdo que ele tenta proteger.
Um Futuro Incerto
‘Cada vez mais, nossos esforços intelectuais, nosso entretenimento, nossas notícias e nossas conversas existem apenas no ambiente digital’, explica Graham. ‘Este ambiente é inerentemente frágil.’ Esse é o cenário em que o projeto de salvar a Internet se encontra.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo