Hospitais federais mudam modelo de gestão e adotam sistema de saúde mais eficiente, melhorando diagnóstico e serviços hospitalares nas unidades de Bonsucesso e dos Servidores do Estado.
Em uma conversa sobre o futuro da saúde pública, a ministra Nísia Trindade ressaltou a importância de reestruturar os hospitais federais do Rio de Janeiro com um novo modelo de gestão mais eficiente. Este plano faz parte de um esforço para fortalecer o atendimento a saúde para a população, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.
Com o objetivo de modernizar as unidades de saúde, o Plano de Reestruturação visa trazer mais eficiência às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu que este plano é fundamental para o funcionamento pleno do SUS. O Ministério da Saúde trabalha arduamente para implementar políticas públicas que garantam a saúde de todos os brasileiros.
Reestruturação Hospitalar: Um Passo em Direção à Saúde de Qualidade
A gestão das unidades de saúde nos últimos anos caracterizou-se por uma fragmentação cada vez mais acentuada. Este cenário fragmentado reflete uma falha sistemática no modelo de gestão dessas unidades, onde excelentes áreas de especialidades, como a cirurgia, são dissociadas do Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade vê essa mudança como um marco novo na assistência hospitalar, promovendo uma integração essencial para otimizar os serviços.
Parcerias Estratégicas para Melhoria da Saúde Pública
Na sexta-feira passada, 1º, a ministra Nísia Trindade firmou um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Essa parceria visou a integração do Hospital Federal dos Servidores do Estado com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, resultando no surgimento de um novo hospital universitário. Esse processo foi apenas um dos muitos passos sendo dados para reestruturar o Sistema de Saúde Pública.
Transformação no Hospital Federal de Bonsucesso
No Hospital Federal de Bonsucesso, a transição da gestão já havia começado, inaugurando uma nova era sob o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O GHC está no processo de realizar um diagnóstico detalhado da situação do hospital, visto como a base para tomadas de decisão assertivas e eficazes. Esse diagnóstico vivo visa otimizar os serviços prestados ao público.
Reestruturação, Um Pilar da Saúde
A reestruturação dos hospitais federais é um compromisso do Ministério da Saúde de garantir um sistema de saúde mais robusto, acessível e de qualidade para toda a população. Este objetivo se alinha com a determinação do presidente Lula de colocar a Saúde no centro da agenda nacional. As medidas adotadas visam reduzir o tempo de espera e aumentar a qualidade do atendimento, garantindo dignidade e eficácia nos serviços de Saúde.
Restaurando a Confiança e os Direitos
O Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro está comprometido em restaurar a confiança da sociedade nos serviços de Saúde Pública oferecidos. Ao mesmo tempo, visa assegurar os direitos dos servidores dessas unidades hospitalares. A reestruturação consiste em um processo de movimentação voluntária de servidores federais, remanejando-os para outros hospitais e institutos federais, com o objetivo de otimizar os serviços hospitalares.
Monitoramento e Controle Social
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), é o responsável pela gestão e fiscalização dos contratos das parcerias. A pasta realizará acompanhamento e avaliação contínuos, estabelecendo indicadores de desempenho para monitorar a eficácia do programa e implementar ajustes conforme necessário. A sociedade civil e os usuários do SUS estarão envolvidos na avaliação dos serviços, promovendo transparência e controle social.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo