ouça este conteúdo
Savinho marcou seu 1º gol pela seleção contra o Paraguai na Copa América. Jorge Sampaoli, técnico, convocou novas caras.
No Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil), a equipe brasileira enfrenta o Uruguai, em um emocionante duelo válido pela terceira rodada do grupo B da Copa do Mundo.
Em campo, Savinho mostrou todo o seu talento como atleta, sendo fundamental na vitória da seleção. O jovem jogador marcou um gol decisivo nos acréscimos, garantindo a classificação para a próxima fase do torneio.
Savinho: a revelação da seleção brasileira
E ainda no primeiro tempo, o segundo gol dos três anotados pela Amarelinha saiu de uma das caras novas convocadas por Dorival Júnior: o atacante Savinho, que ganhou a vaga da Raphinha no time titular. Aos 43 minutos, o camisa 20 aproveitou rebote dado pelo goleiro paraguaio Morínigo, após finalização de Rodrygo, e estreou na artilharia da seleção. E a joia de 20 anos tem muita história apesar da pouca idade. Natural do Espírito Santo, Savinho foi descoberto aos 12 anos pelo Atlético-MG e foi levado para Belo Horizonte. Quatro anos mais tarde, com 16, chamou atenção do técnico Jorge Sampaoli, que à época estava no comando do time principal do Galo. Em 2021, recebeu as suas primeiras oportunidades pelo clube mineiro e disputou 13 jogos naquela temporada. No ano seguinte, ganhou ainda mais espaço no time e marcou os dois primeiros gols como profissional, registrando ainda 1 assistência em 14 partidas. O bom desempenho despertou interesse do City Football Group e teve a sua venda confirmada para o grupo em junho de 2022, por 6,5 milhões de euros (R$ 35 milhões), com possibilidade do Galo receber mais 6 milhões em bonificações, totalizando R$ 69 milhões. No clube mineiro, foi tricampeão estadual, além de ter feito parte do elenco que levantou a Copa do Brasil e Brasileirão (2021), conquistando também a Supercopa do Brasil. Na Europa, Savinho foi inscrito pelo Troyes, da França, que pertence ao Grupo City, mas logo foi emprestado ao PSV Eindhoven. Na Holanda, porém, a joia acabou tendo poucas chances e ainda conviveu com uma lesão. A sua realidade só mudou em 2023, quando foi emprestado ao Girona, da Espanha, mais uma propriedade do Grupo City. Na temporada 2023/24, foi um dos destaques da campanha que levou o clube catalão à próxima Champions League depois de um 3° lugar em LALIGA. Em 41 jogos, o brasileiro anotou 11 gols e deu 10 assistências. O bom desempenho chamou atenção do Manchester City de Pep Guardiola, que será o seu próximo destino na carreira depois do Girona. Impressionou Dorival em 20 minutos Depois de ser chamado para os amistosos contra Inglaterra e Espanha e fazer a sua estreia pelo Brasil, Savinho foi convocado por Dorival Júnior para a Copa América. Porém, na estreia, no 0 a 0 com a Costa Rica, começou no banco, entrando somente no segundo tempo. E apesar de ter ficado apenas 20 minutos em campo, impressionou a comissão técnica. Foram 6 dribles neste curto tempo, o que o deixaram apenas atrás de Richard Ríos (8), da Colômbia, porém em 90 minutos. A posição de titular, na vaga de Raphinha, foi conquistada de vez no treino da última quinta-feira (27), já em Las Vegas. Savinho entrou no lugar do atacante do Barcelona no treino tático e participou, como antecipou a ESPN. Em seguida, o posto de titular foi confirmado. Próximos jogos do Brasil: Colômbia – 02/07, 22h (de Brasília) – Copa América.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo