Compromisso Nacional Criança Alfabetizada distribuirá 14 medalhas de ouro, 9 de prata e 3 de bronze a entes federados com boas práticas em Alfabetização.
A alfabetização é um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos, proporcionando habilidades essenciais para a compreensão e aplicação de conhecimentos em diversas áreas da vida. O resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), demonstra o compromisso da educação com o desenvolvimento desse elemento fundamental nas escolas brasileiras.
Com o objetivo de promover a qualidade da educação, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização avalia a política de alfabetização implementada pelas escolas, incentivando a melhoria contínua e a inclusão de práticas pedagógicas inovadoras. A Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Selo, reconhece e premia as instituições de ensino que demonstram desempenho destacado na área da alfabetização, contribuindo para a melhoria da educação básica no Brasil.
Alfabetização em Foco: Selo Nacional Compromisso com a Educação
A iniciativa de reconhecimento de políticas de alfabetização está inserida no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), um esforço conjunto da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa) para garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). A seleção do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros, representando mais de 82% do total de 5.570 municípios do país.
Alfabetização, compreendida como um processo contínuo, visa promover a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia nesse público. O compromisso reconhece a dedicação dos secretários e das secretárias de educação, além da equipe envolvida no processo. Este ano, foram mais de 2.592 municípios que receberam o selo de ouro, 1.062 o selo de prata, e 533 municípios recebem o bronze. O prêmio é resultado do esforço conjunto da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa), além da dedicação dos secretários e das secretárias de educação e dos demais envolvidos no processo.
A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização acontecerá em Brasília (DF), no dia 11 de dezembro. Esse reconhecimento simbólico é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, e visa incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. O objetivo é reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política de alfabetização. A lista dos contemplados, que inclui municípios, está disponível na página do compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. Esse é um reconhecimento simbólico concedido às gestões, não devendo ser utilizado para promoção individual de gestores. As secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política de alfabetização foram contempladas com medalhas, incluindo o Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, e Tocantins, além do Distrito Federal. Para obter o selo, as gestões precisam demonstrar compromisso com a implementação da política de alfabetização e cumprir metas estabelecidas.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo