Seminário com povos indígenas no MS sobre organização da Secretaria de Educação, Grupo de Trabalho, Diretora de Políticas e Escolar Indígena.
No dia 11 de julho, quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – promoveu, em Campo Grande (MS), um seminário de diálogo com as comunidades indígenas sobre a implementação da Universidade Indígena. A proposta da Universidade Indígena visa fortalecer a educação superior entre os povos originários, valorizando suas culturas e saberes.
O evento também abordou a importância do Ensino Superior Indígena e a necessidade de criar mais Instituições de Ensino Indígena para promover a Educação Escolar Indígena de qualidade. A iniciativa busca garantir o acesso dos povos indígenas a um ensino que respeite suas tradições e contribua para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. A criação da Universidade Indígena representa um marco na história da educação no Brasil, reconhecendo a diversidade cultural e a pluralidade de conhecimentos existentes em nosso país.
Universidade Indígena: Iniciativa do Grupo de Trabalho
A Universidade Indígena é o foco das ações do Grupo de Trabalho estabelecido pela Portaria n° 350/2024, visando contribuir com a criação, implementação e organização dessa instituição tão aguardada. O Seminário teve início com um ritual significativo do povo Guarani e Kaiowa, marcando o tom de respeito e união que permeou todo o evento.
Ensino Superior Indígena: Mesa de Abertura e Representatividade
Durante a mesa de abertura do Seminário, figuras representativas, tanto indígenas quanto não indígenas, compartilharam suas visões em discursos que variaram de 3 a 5 minutos. Entre os presentes, destacou-se a presença da diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secadi, Rosilene Tuxá, que trouxe contribuições valiosas para o debate.
Instituição de Ensino Indígena: Grupos de Trabalho e Colaboração
Após a cerimônia de abertura, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde puderam colaborar e apresentar suas ideias e propostas no decorrer da tarde. Essa dinâmica permitiu uma troca rica de conhecimentos e experiências, fortalecendo o caminho rumo à concretização da Universidade Indígena.
Educação Escolar Indígena: Importância da Formação Docente
Rosilene Tuxá enfatizou a relevância do seminário como ponto de partida para um amplo diálogo que visa reunir as informações essenciais para a implementação da Universidade Indígena. Além disso, ressaltou a necessidade da instituição na formação de professores indígenas, destacando a busca por qualificação em instituições privadas, em contraponto à oferta de uma universidade pública e gratuita.
Grupo de Trabalho e Seminários: Escuta dos Povos Originários
Os seminários promovidos pelo MEC, incluindo este segundo encontro, têm como objetivo central a escuta atenta dos povos originários, em um processo que se estenderá por aproximadamente dois meses. A itinerância pelos estados brasileiros, com consultas em 12 localidades, demonstra o compromisso em ouvir e considerar as demandas dessas comunidades.
Diretora de Políticas e Professores Indígenas: Qualificação e Acesso
A diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secadi ressaltou a busca dos professores indígenas por qualificação, muitas vezes recorrendo a instituições privadas para atender às exigências curriculares. O acesso a uma universidade pública e gratuita é fundamental para garantir uma educação escolar indígena de qualidade, valorizando a atuação dos indígenas em todo o processo educacional.
Universidade Indígena: Demandas e Construção Coletiva
A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior é uma demanda antiga dos povos indígenas, que buscam autonomia na gestão e nos recursos destinados à educação. A participação ativa dos indígenas em todas as etapas do projeto, com recursos adequados e priorização de profissionais indígenas, é essencial para a efetivação desse anseio histórico.
Fonte: © MEC GOV.br
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