Nilton David, Izabela Correa e Gilneu Vivan foram sabatinados no plenário do Senado Federal pela Comissão de Assuntos Econômicos com presidente da autoridade monetária e servidor do BC na diretoria do BC.
O plenário do Senado Federal aprovou os três nomes indicados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a diretoria do Banco Central (BC), uma decisão que se tornou realidade no dia 14 de março de 2024. Nilton David, Izabela Correa e Gilneu Vivan devem assumir os cargos a partir de 2025.
Os indicados foram sabatinados pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na presença do presidente da Diretoria do Banco Central (BC), autoridades do governo e representantes do Banco Central (BC), todos presentes para conhecer os detalhes dos nomes indicados pelo governo.
Senado aprova indicações de Lula para o Banco Central
Na tarde de ontem, o Senado aprovou, por 50 votos a favor, três contrários e uma abstenção, a indicação de David para a diretoria do Banco Central (BC), que será deixada pelo presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo. Este, por sua vez, assume a presidência a partir de 2025.
Outro nome aprovado foi o de Correa, que é servidora do Banco Central e substituirá a diretora Carolina Barros. Já Gilneu Vivan, também servidor do BC, foi indicado para a vaga de Otávio Damaso, atual diretor de regulação.
Com a aprovação, a diretoria do BC terá, a partir de 2025, sete dos seus nove membros indicados pelo governo atual, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os sete estarão o presidente, Gabriel Galípolo, o diretor de fiscalização, Ailton de Aquino Santos, o diretor de assuntos internacionais e gestão de riscos corporativos, Paulo Picchetti, além dos três aprovados ontem.
Os diretores de organização do sistema financeiro e resolução, Renato Gomes, e de política econômica, Diogo Guillen, foram indicados pelo governo anterior. Galípolo assume a presidência do BC a partir de 2025, substituindo Roberto Campos Neto, que deixará o cargo em janeiro do próximo ano.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo