O Sisu é um sistema de seleção unificada que utiliza as notas do Enem para aprovar candidatos em universidades públicas. Candidatos que concorreram no semestre de aula de 2024 terão suas inscrições abertas em janeiro.
O Sisu, um símbolo de esperança para muitos brasileiros, é o Sistema de Seleção Unificada que permite aos estudantes possíveis vagas em instituições de ensino superior. Com mais de uma década de existência, o Sisu já ajudou a garantir o acesso a diversas formas de formação acadêmica, tornando-se fundamental para a realização de sonhos.
Entre 17 de janeiro e 21 de janeiro, as inscrições para o Sisu 2025 estarão abertas, fornecendo aos candidatos a oportunidade de se inscrever para o processo de seleção. O edital do Ministério da Educação (MEC) em 26 de janeiro irá divulgar o resultado da chamada regular, esperando-se que muitos candidatos tenham alcançado seus objetivos.
Programa de Seleção de 2024
O sistema de seleção unificada de universidades públicas terá apenas uma edição em 2024, ocorrendo em janeiro, sem a etapa de seleção dos meses de junho ou julho. Nessa única etapa, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para concorrer a cursos de ensino médio cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Sisu é o programa responsável por selecionar os candidatos.
Critérios de Participação
Os alunos que participaram do Enem 2024 e obtiveram nota acima de zero na redação poderão participar do Sisu. Nenhum treineiro será aceito. Além disso, os candidatos poderão escolher em qual semestre entrarem na faculdade, mas a ordem da lista de classificação de candidatos será determinada pelo desempenho de cada participante no Enem 2024. A ordem da lista de classificação de candidatos será determinada pelo desempenho de cada participante no Enem 2024.
Cotas
O programa de seleção de 2024 também possui cotas, que funcionam da seguinte maneira: Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Caso não alcancem as notas na ampla concorrência e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na ‘lista geral’ e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.
Cronograma
As inscrições ocorrerão de 17 a 21 de janeiro. Os resultados da 1ª chamada serão divulgados em 26 de janeiro. Já as matrículas ocorrerão de 27 a 31 de janeiro. O candidato ainda poderá manifestar interesse na lista de espera, ocorrendo de 26 a 31 de janeiro.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo