ouça este conteúdo
Rede social anuncia medidas de segurança para punir golpistas, alertas de sinais frequentes de golpes em regiões associadas.
O Snapchat está implementando medidas para proteger os adolescentes de possíveis contatos indesejados no aplicativo, visando combater a prática de sextorsion. Recentemente, a empresa anunciou a introdução de novas ferramentas de segurança, como alertas que surgem quando um adolescente recebe uma mensagem de alguém que não está em sua lista de amigos ou contatos. Essas ações têm como objetivo evitar situações de risco e garantir a segurança dos adolescentes que utilizam a plataforma.
Além disso, o Snapchat também irá notificar os jovens caso recebam mensagens de usuários bloqueados, denunciados por outros ou de regiões diferentes das de seus contatos. Esses sinais podem indicar possíveis golpistas que buscam se aproveitar dos menores de idade na rede social. A empresa também está restringindo o envio de pedidos de amizade para adolescentes de contas sem amigos em comum e localizadas em áreas associadas a atividades fraudulentas.
Redes sociais enfrentam crise de saúde mental de adolescentes
Em Nova York, redes sociais estão sendo processadas devido à crise de saúde mental que afeta os adolescentes. O termo ‘catfishing’ tem sido cada vez mais associado a problemas enfrentados por jovens, menores de idade, em diferentes regiões. Mas o que exatamente é catfishing e como os adolescentes podem se proteger se forem vítimas desse tipo de golpe?
A empresa por trás do TikTok decidiu lançar uma nova rede social de fotos, com o objetivo de substituir o Instagram. Além de ampliar as medidas gerais de segurança para os jovens, esses novos recursos têm como foco prevenir a extorsão sexual financeira, um alerta importante para os adolescentes que frequentemente são alvos desse tipo de crime.
A extorsão sexual financeira é um problema que vem crescendo nas redes sociais, onde golpistas se passam por pessoas de confiança para convencer os jovens a enviar fotos íntimas, exigindo depois pagamentos para não divulgá-las. Esses sinais de alerta são cada vez mais comuns, o que levou as autoridades a tomarem medidas gerais de segurança para proteger os adolescentes.
Jacqueline Beauchere, chefe global de segurança do Snapchat, destacou a importância dessas medidas em uma declaração exclusiva para a CNN. Segundo ela, os recursos foram desenvolvidos para proteger os adolescentes de possíveis danos online e fortalecer as conexões reais de amizade que tornam o Snapchat único.
Recentemente, a Meta também anunciou novos recursos para combater a extorsão sexual, incluindo a identificação de usuários envolvidos em casos semelhantes. Os líderes das principais redes sociais foram convocados para testemunhar no Senado dos Estados Unidos sobre seus esforços para proteger os jovens da exploração online.
O Snapchat revelou melhorias em suas ferramentas de bloqueio, impedindo que usuários criem novas contas para burlar bloqueios. Além disso, estão sendo introduzidos lembretes sobre configurações de localização na função ‘Snap Map’, visando garantir a segurança dos adolescentes ao compartilhar sua localização com amigos.
Essas atualizações se somam aos recursos existentes de segurança para adolescentes do Snapchat, como o ‘Family Center’ para pais supervisionarem usuários mais jovens. A plataforma também oferece mecanismos para remover conteúdo inadequado para a idade, reforçando seu compromisso com a segurança dos adolescentes.
No cenário das redes sociais, a cibersegurança e a proteção dos adolescentes se tornaram temas prioritários, com medidas gerais de segurança sendo adotadas para garantir um ambiente mais seguro online. A conscientização sobre os perigos da extorsão e a importância de manter a segurança dos jovens são mensagens-chave que aparecem constantemente nesse contexto.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo