Benefício por incapacidade temporária concedido rapidamente em até 180 dias de afastamento. Disponível em 2,6 mil agências dos Correios, com sistema de análise de documentação médica e perícia médica.
No Brasil, os trabalhadores que precisam solicitar o auxílio-doença podem se dirigir a uma das 2.681 agências dos Correios em todo o país para fazer o requerimento de forma gratuita. Isso é possível graças ao sistema de análise documental Atestmed, que permite a digitalização da documentação necessária para o benefício por incapacidade temporária.
Para solicitar o auxílio-doença, os segurados devem se dirigir a uma agência dos Correios e apresentar a documentação necessária. O funcionário responsável vai digitalizar os documentos e inserir as informações diretamente no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse processo facilita a análise do benefício por afastamento e permite que os trabalhadores recebam o benefício por incapacidade de forma mais rápida e eficiente. É importante lembrar que o requerimento deve ser feito dentro do prazo estabelecido pelo INSS. Além disso, é fundamental ter todos os documentos necessários em mãos para evitar atrasos no processo.
Auxílio-doença: Entenda como funciona o benefício por incapacidade temporária
O auxílio-doença é um benefício por incapacidade que pode ser concedido por até 180 dias de afastamento, e em alguns casos, pode ser aprovado rapidamente, sem a necessidade de perícia médica. No entanto, é fundamental apresentar a documentação médica ou odontológica necessária, que deve ser legível e sem rasuras. Essa documentação deve conter informações como nome completo, data de emissão do documento médico ou odontológico (que não pode ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento), diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura do profissional emitente, identificação do profissional emitente, data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais e prazo estimado necessário.
Como solicitar o auxílio-doença
Uma das opções para solicitar o auxílio-doença é ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Nesse caso, será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida. Além disso, o INSS também oferece a opção de solicitar o benefício por incapacidade por meio da plataforma Meu INSS. A parceria entre o INSS e os Correios visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença, e a expectativa é que cerca de cinco milhões de atendimentos sejam realizados por mês. Com isso, o INSS espera chegar a mais de 100 milhões de atendimentos mensais em todos os seus canais, incluindo a Central 135, a plataforma Meu INSS e os Correios. O serviço está disponível em 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo