Fomos convidados pela marca para curtir a última etapa do seu evento dedicado a proprietários de veículos que querem se divertir fora do asfalto, em trilhas com 4×4, caminhos de grama fofa e terreno.
Imagine se você pudesse simplesmente sair com seu veículo, sem pressa, sem preocupações com o tempo ou com o tráfego, e apenas se divertir. É fácil criar um dia para curtir sua aventura com o seu veículo, longe de compromissos e preocupações.
Uma viagem longa de carro ou até mesmo uma simples saída de passeio no seu jipinho da Suzuki podem se tornar experiências incríveis. O importante é aproveitar ao máximo o tempo com seu veículo e não se preocupar com nada mais. Foi assim que o veículo se tornou uma extensão da nossa personalidade.
Um sonho real?
Parece um sonho de fofa grama, mas pode ser uma experiência real e nós tivemos a chance de experimentar isso.O TecMundo foi convidado pela HPE Automotores, empresa que coordena as operações da Mitsubishi e da Suzuki no Brasil, para curtir o famoso Suzuki Day, um evento dedicado a proprietários de veículos da marca para que possam explorar as capacidades dos seus jipinhos no fora-de-estrada. Quer saber como foi? Então role a página e confira os detalhes!
Um evento itinerante
O Suzuki Day é uma ação itinerante que acontece todos os anos e tem diversas edições em diferentes cidades – você pode conferir todos os detalhes como datas, inscrições e outros através do site oficial do evento. Basicamente, basta ter um carro da Suzuki que precise contar com tração 4×4; não é necessário ter experiência em trilhas para participar. Como convidados, a marca nos cedeu uma unidade do Jimny Sierra que é, atualmente, seu único produto à venda no Brasil – veja nossa avaliação aqui. Buscamos o jipinho e fomos até Barra do Piraí, cidade que sediou a última etapa do Suzuki Day neste ano.
O trajeto até o evento
O trajeto de nossa base até lá compreendeu cerca de 230km de estradas asfaltadas. Eis o ‘nosso’ Jimny devidamente adesivado (de maneira terrível) por este que vos escreve. Foi justamente nesse percurso rodoviário que conseguimos avaliar o comportamento do Jimny Sierra no asfalto, a fim de fazer um paralelo com suas capacidades fora dele. Conforme relatado na avaliação completa, o veículo japonês não é a melhor escolha para o uso cotidiano, mas consegue ser relativamente agradável e tem até alguns (poucos) mimos.
O evento em si
Chegando no local do evento, bastava adesivá-lo com os patrocinadores do Suzuki Day e partir para a trilha. No caso, optamos pelo percurso ‘Numa Adrena’ que é o mais pesado, dedicado a quem deseja ver tudo o que seu carro pode fazer; a outra opção é o ‘Numa Boa’, pensado para quem só quer aproveitar o passeio e não tem experiência off-road. Uma pequena parte do comboio ‘Numa Adrena’. Foram quase 40 carros ao todo. Um grande pequeno carro
A trilha planejada
A trilha planejada pela Suzuki para o Numa Adrena cobria quase 100km de todo tipo de terreno que você imaginar, incluindo alguns obstáculos mais desafiadores no meio. O percurso foi dividido em duas partes de duas horas cada com uma breve pausa entre elas para repor as energias e descansar as pernas. Na primeira parte, começamos por caminhos de grama fofa e a subida de uma colina que logo trouxe o primeiro grande desafio: transpor um pedaço onde a erosão do terreno criou grandes buracos e elevações protuberantes que um veículo qualquer jamais passaria. A organização logo orientou que a tração fosse colocada em 4×4 reduzida (4L) e assim seguimos. Era apenas o começo de um caminho extenso e desafiador em diversas partes. Como alguém sem nenhuma experiência em trilhas (e que escolheu o ‘Numa Adrena’ por ser abusado), o autor da matéria confessa ter ficado receoso sobre se o Jimny Sierra realmente conseguiria passar por aquela parte
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo