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Grupo de proprietários e locatários do Toyota Mirai processa montadora por escassez de postos de abastecimento de hidrogênio.
Um conjunto de donos e arrendatários do Toyota Mirai no Brasil tomou medidas legais contra a fabricante, acusando-a de propaganda enganosa sobre a conveniência de operar o veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV) Toyota Mirai.
O veículo de combustível limpo Toyota Mirai tem sido elogiado por sua tecnologia inovadora e impacto ambiental reduzido. No entanto, a controvérsia em torno da ação coletiva destaca a importância da transparência e precisão na divulgação das capacidades do FCEV Toyota Mirai.
Desafios na Utilização do Toyota Mirai
Os proprietários do veículo elétrico Toyota Mirai têm enfrentado dificuldades significativas, resultando em ações coletivas contra a montadora. Os demandantes expressam insatisfação com a escassez de postos de abastecimento de hidrogênio, o aumento dos custos do combustível e a autonomia abaixo do esperado, levando a classificações negativas do Mirai como ‘inoperável’. De acordo com a ação, a Toyota e seus vendedores teriam informado aos potenciais compradores sobre a facilidade de abastecimento do veículo a célula de combustível limpo, comparando-o ao processo de abastecimento com gasolina.
Desafios de Abastecimento do Veículo de Combustível Limpo
No entanto, a realidade enfrentada pelos proprietários é bem diferente. Encontrar postos de abastecimento compatíveis tem sido uma tarefa árdua, com muitos tendo que percorrer longas distâncias em busca de facilidades de reabastecimento. Mesmo quando encontram um posto, os motoristas do Toyota Mirai frequentemente se deparam com equipamentos quebrados ou a incapacidade dos mesmos em aceitar seus cartões de combustível, resultando em situações onde o veículo se torna ‘inoperante’ e necessita de reboque.
Desafios Adicionais na Utilização do FCEV Toyota Mirai
Além disso, os usuários relatam que o combustível de hidrogênio pode ficar indisponível por vários dias consecutivos, e o processo de reabastecimento pode se estender por muitas horas devido a problemas como o congelamento das bombas de hidrogênio. A falta de bombas de hidrogênio funcionais é um dos principais pontos destacados na ação judicial movida contra a Toyota.
Impactos nos Custos e Autonomia do Toyota Mirai
Os modelos Toyota Mirai Limited e XLE prometem autonomias impressionantes de 575 km e 647 km, respectivamente. No entanto, os motoristas afirmam que a realidade é diferente, conseguindo percorrer cerca de 161 km a menos do que o anunciado entre reabastecimentos. Além disso, o aumento significativo no preço do hidrogênio, que passou de US$ 13/kg em 2022 para aproximadamente US$ 36/kg em 2024, tem impactado negativamente os proprietários. O cartão de combustível de US$ 15.000 oferecido como incentivo na compra não tem a durabilidade esperada, prejudicando ainda mais a experiência dos usuários.
Desvalorização e Consequências Legais
Os proprietários do Toyota Mirai afirmam que esses desafios têm afetado o valor de revenda do veículo, que retém apenas 19,4% de seu valor após cinco anos de uso. Como resultado, os demandantes e membros da classe sofreram prejuízos financeiros, acusando a Toyota de conduta ilegal. A montadora japonesa enfrenta críticas e ações legais devido aos problemas enfrentados pelos proprietários do FCEV.
Contexto do Toyota Mirai nos EUA
A primeira geração do Toyota Mirai foi lançada em 2015, seguida pelo modelo de segunda geração em 2020. Ambos os modelos são comercializados exclusivamente no estado da Califórnia, devido à escassez de postos de abastecimento de hidrogênio em outras regiões dos EUA. O fechamento de postos de hidrogênio pela Shell na Califórnia tem agravado a situação, tornando a vida dos proprietários de FCEV ainda mais difícil. A busca por soluções para os desafios enfrentados pelos usuários do Toyota Mirai continua sendo uma prioridade para a montadora e os grupos envolvidos.
Fonte: @Olhar Digital
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