Empresas investiram R$ 250 milhões em tecnologias imersivas aplicadas e inteligência artificial generativa em centros de competência de pesquisa.
Uma das instituições mais reconhecidas em termos de inteligência artificial no país, a UFG busca explorar o potencial dessa tecnologia em diversas áreas, como a saúde e a educação, tornando-se um verdadeiro ecossistema de inovação e desenvolvimento. Com uma equipe de profissionais qualificados, a universidade está sempre à frente em termos de competência e capacidade de liderança no setor.
Com R$ 250 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, a UFG demonstra seu compromisso com a inovação e a capacidade de gerar soluções eficazes utilizando essa tecnologia. Além disso, a universidade colabora com empresas e outras instituições para fortalecer o ecossistema de tecnologia local, promovendo o crescimento e a competitividade no mercado. Nesse cenário, a inteligência artificial surge como um verdadeiro motor de progresso para o desenvolvimento do país.
Desenvolvendo Competência em Inteligência Artificial
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é um referencial em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial (IA), com um ecossistema de excelência que abrange instituições como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais (AKCIT). Juntos, esses centros contam com um time de 700 pesquisadores, distribuídos em 14 estados brasileiros e quatro países diferentes, impactando mais de 92 milhões de cidadãos e colaborando com grandes empresas como iFood, Itaú, Globo, Positivo, Vivo, Natura e Sicoob em busca de soluções inovadoras para desafios em IA.
O CEIA, por exemplo, é a única instituição brasileira a receber a plataforma de IA DGX B200, da Nvidia, a principal empresa no ramo, que será utilizada para desenvolver uma plataforma de conversação avançada, semelhante ao modelo de ChatGPT, mas com características nacionais. Além disso, a parceria com a Globo permitiu a conversão automática de conteúdo histórico, como novelas e seriados, para o formato full HD, demonstrando a aplicação prática da IA em diferentes áreas.
A UFG é uma das principais universidades da região Centro-Oeste do Brasil, com um currículo amplo que abrange Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Naturais Saúde, Artes, Engenharias e Ciências Agrárias. Com mais de 22,8 mil alunos matriculados em cursos de graduação presenciais e programas de pós-graduação que incluem 53 cursos de mestrado e 28 de doutorado, a UFG desempenha um papel central na educação e pesquisa no setor de IA.
A Senior oferece soluções inovadoras de gestão com apoio de inteligência artificial generativa, permitindo que as empresas tomem decisões mais assertivas com base em dados precisos e consistentes, e aumentem sua produtividade. Com uma abordagem holística, a Senior é mais que tecnologia, é um parceiro estratégico para as empresas que buscam ser líderes de mercado.
Nesse cenário de inovação contínua, a UFG e seus parceiros mantêm-se à frente da curva, desenvolvendo competência em IA e aplicando tecnologias imersivas em diversas áreas, contribuindo para o avanço do ecossistema de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo