Valber Bonfim iniciou a hamburgueria artesanal Quebrada Burger com R$ 6,5 mil em um trailer, hoje conta com quatro unidades na capital paulista, atendendo demanda crescente por serviços de delivery.
Nascido e criado em Brasilândia, Zona Norte de São Paulo (SP), Valber Bonfim, 30 anos, cresceu em uma família de empreendedores que sempre teve um forte apelo pela comida. Ainda na infância, Bonfim começou a trabalhar no restaurante da família, também localizado no seu bairro de origem, onde ele teve o primeiro contato com a gastronomia e confirmou a sua vontade de ter o próprio negócio, talvez uma hamburgueria.
Com o tempo, Bonfim percebeu que a paixão pela comida e o desejo de empreender poderiam ser combinados de forma inovadora. Ele começou a sonhar em abrir uma hamburgueria que oferecesse lanches deliciosos e de alta qualidade, tornando-se um ponto de referência no bairro. A ideia de criar um espaço aconchegante e acolhedor para que as pessoas pudessem desfrutar de uma boa comida foi o que o motivou a seguir em frente com o seu projeto. Com a experiência adquirida no restaurante da família, Bonfim estava pronto para colocar em prática seu sonho de ter uma hamburgueria própria.
Um Sonho de Hamburgueria
Em 2017, um jovem empreendedor decidiu investir todas as suas economias, cerca de R$ 6,5 mil, em um trailer para abrir uma hamburgueria artesanal na periferia, o Quebrada Burguer. O objetivo era pagar a faculdade de gastronomia e dar os primeiros passos em sua jornada solo. A hamburgueria rapidamente ganhou fama e tração, e oito meses após a fundação, o empreendedor substituiu o trailer por uma pequena loja de delivery.
Expansão e Crescimento
Com o sucesso do negócio, o empreendedor reinvestiu o capital gerado no empreendimento e expandiu o espaço para terrenos vizinhos, com o objetivo de atender uma demanda crescente. Atualmente, a unidade da Brasilândia conta com 200 m², onde são oferecidos serviços por delivery e atendimento presencial, com capacidade para atender até 60 pessoas. Além disso, a hamburgueria oferece uma variedade de lanches e comida para satisfazer os clientes.
Expansão para Outras Unidades
Com o sucesso do negócio, o empreendedor iniciou o processo de expansão com a inauguração, em 2022, de uma unidade no bairro de Pirituba. Este ano, a marca abriu outras duas unidades, uma no centro de São Paulo e outra em Guarulhos (SP), no modelo dark kitchen. De acordo com o empreendedor, os ‘restaurantes fantasmas’ surgiram como um caminho estratégico por demandarem um investimento inicial menor e maior potencial de faturamento devido à escala de pedidos.
Identidade da Marca
O empreendedor destaca que a identidade da marca permanece mesmo com a abertura de unidades fora da periferia. Para ele, um dos principais símbolos do negócio, e que diverte a clientela, é o uso de gírias usadas dentro de comunidades para nomear os lanches, como Gueto, Maloka e Chapado. ‘Eu quero mostrar de onde vim e reforçar sempre a identidade da marca, já que o meu principal objetivo continua sendo trazer a gastronomia para a quebrada, que é o nosso slogan’, diz.
Expansão para Outros Negócios
Além do hambúrguer, o empreendedor decidiu apostar na confiança estabelecida com os consumidores para oferecer outros tipos de produto. Assim, o negócio expandiu para outras três marcas, que funcionam no conceito de dark kitchen: Quebrada Drinks, Açaí da Quebrada e Quebrada Dog. Inaugurado há dois anos, o Quebrada Drinks nasceu de uma vontade do empreendedor de levar a boa coquetelaria para sua comunidade.
Fonte: @ PEGN
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