A escola Maria de Guadalupe, organização da Igreja Católica, promove ação de solidariedade e desenvolvimento profissional, além de ação ambiental e promoção de vida saudável para cerca de 700 crianças e adolescentes de origem humilde.
No coração de um bairro humilde da província de Buenos Aires, na Argentina, encontra-se a escola María de Guadalupe, um verdadeiro exemplo de excelência no ensino. A instituição privada é um farol de esperança para as famílias mais pobres da região. Com cerca de 700 crianças e adolescentes matriculados, a escola superou as expectativas e foi eleita uma das cinco melhores escolas do mundo.
A escola María de Guadalupe é um estabelecimento de ensino que se destaca por sua abordagem inovadora e comprometida com a comunidade. A colaboração com a comunidade é um dos pilares fundamentais da instituição. Foi exatamente essa abordagem que lhe rendeu o Prêmio Melhor Escola do Mundo (World’s Best School Prizes) na categoria ‘colaboração com a comunidade’. A escola é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e comunidades, e sua eleição é um reconhecimento ao trabalho incansável de seus professores e funcionários.
Uma Escola que Faz Diferença
A plataforma educacional britânica T4 Education entrega anualmente um prêmio a instituições de ensino que se destacam em cinco categorias, incluindo ação ambiental, inovação, superação de adversidades e promoção de vida saudável. Em 2022, o prêmio foi concedido a escolas de todo o mundo, com um valor de US$ 10 mil (R$ 57 mil) para cada uma das vencedoras. O colégio María de Guadalupe, da Argentina, foi a única escola da América Latina a receber o prêmio nesta edição.
O júri que escolheu os vencedores foi composto por líderes renomados do mundo todo, incluindo acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado. Quatro escolas brasileiras estavam concorrendo como finalistas, mas nenhuma delas foi premiada. No ano passado, duas escolas brasileiras estiveram entre as premiadas.
Uma História de Solidariedade
Luis Arocha, diretor do colégio argentino, contou à BBC News Mundo que a escola foi criada há apenas 12 anos como parte de uma ação de solidariedade. A escola foi fundada por uma organização da Igreja Católica, que oferecia reforço escolar no bairro de Las Tunas. A assistente social María Paz Mendizabal e o empresário Roberto Souviron, fundador da agência de viagens online despegar.com, criaram a fundação e, em 2012, abriram a escola com a ideia de que teria características específicas em termos de resultados educacionais e eficiência.
Quando foi inaugurado, o colégio María de Guadalupe tinha apenas 150 alunos, e oferecia apenas as três primeiras séries do ensino fundamental. Em 2016, já ensinava alunos do ensino médio, e atualmente educa crianças a partir dos quatro anos.
Um Modelo Inovador de Inclusão
A T4 Education destacou que a escola foi premiada porque ‘empodera alunos de origens socialmente vulneráveis com um modelo integrado que combina aprendizado acadêmico com desenvolvimento profissional’. A equipe da escola não só educa, mas também ajuda as famílias humildes a superar os obstáculos que dificultam colocar os filhos na escola.
A pobreza atinge quase 53% da população, incluindo duas em cada três crianças, e um dos principais obstáculos é econômico. O colégio recebe subsídio estatal da província de Buenos Aires, que cobre 60% do orçamento. Outros 30% são custeados por patrocinadores e doadores que ajudam a fundação. As famílias só precisam pagar 10%.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo